Formado e com mérito: conheça Paulo Roberto da Silva, primeiro cego a se graduar na UFFS - Campus Erechim
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ele recebeu o Certificado de Mérito Acadêmico do CREA-RS. Honraria é conquistada por ter obtido a melhor média geral ao longo da graduação.

Publicado em: 09 de dezembro de 2021 13h12min / Atualizado em: 09 de dezembro de 2021 14h12min

A colação de grau do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, no dia 3 de dezembro, foi bastante especial para a comunidade acadêmica da Instituição com a formatura do primeiro aluno cego do Campus, justamente na data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Paulo Roberto da Silva finalizou o curso e com honras: ele conquistou o Certificado de Mérito Acadêmico, concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

A homenagem foi entregue pelo engenheiro agrônomo e conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia Paulo Sérgio Gomes da Rocha, que falou: “O CREA-RS instituiu o Certificado de Mérito Acadêmico com o objetivo de reconhecer o esforço do egresso durante sua trajetória no curso. Temos a grande satisfação de parabenizar o engenheiro agrônomo Paulo Roberto Alves da Silva por ter obtido a melhor média geral de desempenho acadêmico ao longo da Graduação”.

Quem acompanhou a trajetória do acadêmico na UFFS não pôde deixar de se emocionar. Coordenador do curso e paraninfo da turma, Bernardo Berenchtein destacou os aprendizados que Paulo está deixando para colegas e professores. “Independente do que ele passou na vida, ele é uma pessoa muito especial, com uma luz linda e maravilhosa. Ele só nos ensina”, disse. “Muitas vezes eu pegava o ônibus para a universidade com ele, que estava sempre brincando, fazendo piada de tudo. Eu ensinei muito pouco perto do que ele me ensinou. Não só a mim, mas a todos os colegas também.”

Solenidade de colação de grau foi realizada por meio remoto em virtude da pandemia de covid-19

O diretor do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, também celebrou. “A colação de grau do Paulo, justamente no dia que marca a data internacional das pessoas com deficiência, é muito significativa para nós. Isso sinaliza que estamos conseguindo cumprir - mesmo com todas as dificuldades e talvez ainda não com as melhores condições - nosso propósito de inclusão de segmentos que historicamente estiveram fora das universidades, seja por condição socioeconômica, seja também porque durante a maior parte do tempo de existência da universidade no nosso país, ela não esteve, lamentavelmente, preparada para receber pessoas como o Paulo”, pontuou.

Presidindo a solenidade, o vice-reitor Gismael Perin, que é professor de Agronomia e deu aula para o homenageado, recordou quando, no Colegiado do Curso, os docentes ficaram sabendo da entrada de um aluno cego. “Lembro que ficamos apreensivos. Eu acabei ministrando uma das primeiras disciplinas para o Paulo e foi uma experiência muito proveitosa. E hoje, apesar de qualquer dificuldade, ele conseguiu se graduar, e com mérito. Isto é extremamente louvável”, disse. “A UFFS tem muito cuidado com a acessibilidade em nossos ritos, no nosso dia a dia. Até nesta solenidade, todos os participantes estão fazendo sua audiodescrição, justamente para auxiliar as pessoas cegas ou que tenham algum nível de dificuldade de visão”, falou o vice-reitor na formatura, realizada por meio remoto em virtude da pandemia.

Agora formado, o homenageado da noite é só alegria. “O reconhecimento de mérito acadêmico foi uma surpresa, pois meu principal objetivo era a formação no curso”, diz. “Na minha turma havia alguns colegas com facilidade na construção de conhecimento científico, por isso me dediquei incansavelmente. Agradeço à UFFS por todo o suporte físico e psicológico, bem como aos professores e demais servidores que me auxiliaram durante toda a minha caminhada acadêmica”.

A solenidade de colação de grau foi transmitida pelo canal UFFS Ao Vivo, no Facebook: https://fb.watch/9NW3PW4rK6/.