Estudantes do Ensino Médio visitam o Campus Erechim
Mais de 500 alunos da rede pública participaram do evento “Quero entrar na UFFS”, promovido pelo PET.

Publicado em: 08 de setembro de 2022 10h09min / Atualizado em: 08 de setembro de 2022 10h09min

Mais de 500 estudantes do Ensino Médio da rede pública do Alto Uruguai participaram, entre os dias 22 e 24 de agosto, do evento “Quero entrar na UFFS”. A ação é promovida desde 2011 pelo Grupo Práxis - Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. No evento, os estudantes conhecem toda a estrutura da UFFS, como salas de aula e laboratórios, e recebem informações sobre como ingressar em uma universidade pública.

Além da visita guiada aos espaços da UFFS, a programação inclui uma apresentação sobre as políticas de ingresso e permanência que a Instituição oferece, com a participação da Direção do Campus e do Setor de Assuntos Estudantis (SAE).

Todos os estudantes receberam um folder informativo desenvolvido pela equipe do PET. Depois, foram direcionados a estandes de cada um dos cursos de graduação da UFFS, onde puderam conversar com os universitários, incluindo os integrantes dos diretórios acadêmicos, do Diretório Central de Estudantes, do Programa de Monitorias e dos projetos de ensino, iniciação científica, extensão e cultura.

- Eu gostei muito da universidade, que é muito grande, tem bastante coisa para se fazer. Eu gostei mesmo e espero estar em um dos cursos no ano que vem – comentou a estudante Natali Yngridi, da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso, de Erechim.

- Várias vezes eu vim até aqui e com certeza é uma experiência maravilhosa. Há muitas opções para os alunos verem e dá para eles perceberem o que querem para o seu futuro. É válido e, com certeza, a ação deve ser mantida nos próximos anos – disse a professora Catiane Serafim, do Colégio Estadual Líbano Alves de Oliveira, de Gaurama.

O evento é organizado pelos próprios acadêmicos da UFFS, todos membros do PET. Nos primeiros anos da pandemia de covid-19, as ações ocorreram de forma remota. No canal do PET no YouTube, é possível conferir alguns vídeos sobre a instituição e seus cursos: https://www.youtube.com/watch?v=RaAEGPQrgws&list=PLNb0wDyO4CaLMuDkijR2jKttHynXZ6Qje.

- Pensar o “Quero entrar na UFFS” é muito desafiador porque, além de nós convidarmos os estudantes para virem até o Campus, trabalhamos no sentido da divulgação da universidade com vistas ao ingresso – o que também nos dá muita vontade de engajamento”, comenta Alex dos Santos, bolsista do PET Práxis e acadêmico de Filosofia.

Instituições de Ensino Médio que participaram da ação neste ano

Colégio Estadual de Áurea (Áurea)
Colégio Estadual Haideé Tedesco Reali (Erechim)
Colégio Estadual Líbano Alves de Oliveira (Gaurama)
Colégio Estadual Mário Quintana (Barão de Cotegipe)
Escola Estadual de Educação Básica Aratiba (Aratiba)
Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney Guerra (Erechim)
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso (Erechim)
Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo (Erechim)
Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis (Estação)
Escola Estadual de Ensino Médio Inglês de Souza (Charrua)
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Germano Imlau (Erechim)
Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Helvética Rotta Magnabosco (Erechim)
Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim (Erechim)

Sobre o PET

O Grupo PET/Conexões de Saberes – Práxis/Licenciaturas atua desde 2010. Objetiva a formação de excelência acadêmica dos estudantes universitários. As ações se desenvolvem a partir do tripé que caracteriza a universidade: extensão, pesquisa e ensino. O tema principal de debate deste grupo é a educação popular.

Para conhecer mais sobre o PET e visitas à UFFS, acesse os canais abaixo:

Blog: https://petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com
Instagram: https://www.instagram.com/petpraxisuffs
Facebook: https://www.facebook.com/GrupoPraxisPETConexoesdeSaberes
E-mail: petpraxiserechim@gmail.com.

Confira mais fotos no Instagram.

*Créditos das fotos: Grupo PET - Práxis.