Erechim: Conselho de Campus realiza plenária para discutir UNAs
A primeira plenária acontece na próxima quarta-feira (22), com participação da comunidade acadêmica.

Publicado em: 20 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 01h03min

A Comissão instituída pelo Conselho de Campus através da Resolução nº 037/CONSC-ER/UFFS/2016 para coordenar, organizar e executar a elaboração de proposta de implantação das Unidades Acadêmicas (UNAs) no Campus Erechim, promoverá, na próxima quarta-feira (22), a primeira plenária para discutir o tema com toda a comunidade acadêmica.
As UNAs são descritas no Estatuto da UFFS como órgãos de base, identificadas por critérios epistêmicos multidisciplinares, sendo partes constitutivas dos campi da UFFS com natureza acadêmica e administrativa. Elas têm por objetivo organizar, no âmbito do Campus, a oferta das atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão.
O professor e membro da Comissão, Pedro Murara, explica que a proposta da plenária é debater com a comunidade acadêmica as dúvidas iniciais acerca da estruturação das UNAs. “Pretendemos sanar dúvidas como, por exemplo, de que forma os professores serão lotados nas Unidades Acadêmicas, visto que hoje os docentes são todos lotados na Coordenação Acadêmica. Ou ainda, qual o número mínimo de cursos de Graduação que uma Unidade deve prever, se há necessidade de programas de Extensão, Pesquisa ou ainda mestrados nas UNAs. A proposta da plenária é, além de sanar dúvidas, aferir a percepção da comunidade acadêmica acerca de afinidades entre os cursos”, destaca Murara.
Após amplo debate com a comunidade acadêmica, a proposta de implantação das UNAs será apresentada ao Conselho de Campus e, se aprovada, encaminhada para deliberação do Pleno do Conselho Universitário (CONSUNI).
A participação na primeira plenária é aberta a toda a comunidade acadêmica e não há necessidade de fazer inscrição prévia.