Egressa lança livro baseado em TCC sobre o mangá Naruto
Na obra, Camila De Paris busca interpretar a ação pedagógica contida na escola ninja

Publicado em: 07 de maio de 2021 09h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2021 10h05min

O mangá “Naruto”, sucesso do japonês Masashi Kishimoto, serviu de objeto de pesquisa para Camila De Paris, egressa do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim. Agora, o estudo virou livro. “Esse é meu jeito ninja?” (Editora Appris) será lançado no dia 19 de maio, às 19h30, no YouTube (https://youtu.be/thRpQ34FM5c).

Na obra, a egressa da UFFS busca interpretar a ação pedagógica contida na escola ninja do mangá, enquanto instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, Camila utiliza o livro “A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino”, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. A autora analisou 21 capítulos da primeira parte de “Naruto”.

- O desafio foi apresentar uma pesquisa que representa um exercício sociológico, usando um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo, possibilitando que o conhecimento científico ultrapasse os muros da academia e permita seu acesso, e sobretudo sua compreensão, para a sociedade de um modo mais amplo – comenta Camila, que foi orientada, em seu TCC, pelos professores Clóvis Schmitt Souza e Gustavo Giora.

A egressa da UFFS com o livro publicado: mais de 20 capítulos do mangá foram analisados

Camila, formada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), resolveu estudar Ciências Sociais após conhecer o curso da UFFS.

- Minha graduação em Ciências Sociais me proporcionou muitos aprendizados. Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica, o que me possibilitou ensinamentos de extrema relevância. Estudar na UFFS, uma instituição pública, popular e de qualidade, me oportunizou chegar até aqui e saber que posso ir muito mais além – conclui a pesquisadora.

O quê: Lançamento do livro “Esse é meu jeito ninja?”, de Camila De Paris
Quando: 19 de maio, às 19h30