Curso de Pedagogia socializa mais de 20 experiências de estágio
Seminário ocorre no dia 26 de novembro e apresentará atividades desenvolvidas em escolas de seis municípios do Alto Uruguai

Publicado em: 19 de novembro de 2018 10h11min / Atualizado em: 19 de novembro de 2018 10h11min

O curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS – Campus Erechim realiza, no dia 26 de novembro, o Seminário Socializador dos Estágios de Educação Infantil. Acadêmicos da turma de 2015 apresentarão 21 experiências desenvolvidas em escolas dos municípios de Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Gaurama, Marcelino Ramos e Aratiba.

Os estágios foram orientados pelas professoras Flávia Burdzinski de Souza e Adriana Loss. De acordo com Flávia, os estágios são momentos de diálogo entre acadêmicos e comunidade, necessários também para que se efetive ações de pesquisa e de extensão. “Neste processo vamos nos constituindo enquanto Universidade, aprendendo e traçando outros caminhos formativos para o curso de Pedagogia”, diz a docente. “Penso ser uma troca recíproca, pois quando a escola aceita receber um estagiário, também mostra abertura para aprender em conjunto.”

Conforme a professora da UFFS, os estágios também se caracterizam como espaços formativos para a constituição da docência, para refletir sobre a realidade de atuação profissional, realizar observações críticas, criativas e atentas que possam mobilizar saberes e estratégias, de modo a atender a necessidade das crianças e da comunidade escolar.

“São momentos que mobilizam a escola na qual o estágio está sendo realizado a repensar, reavaliar e construir outras propostas educativas que atendam aquilo que estudamos e debatemos na Universidade, principalmente em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que enfatizam a criança como centro do planejamento educativo”, diz.

As socializações dos estágios são abertas para toda a comunidade acadêmica e também regional. Elas ocorrem no Auditório do Bloco A, das 15h30 às 22h.