Curso de Filosofia debate a universidade medieval em evento
Atividade ocorre no dia 24 de setembro e é parte de projeto de extensão.

Publicado em: 17 de setembro de 2021 10h09min / Atualizado em: 17 de setembro de 2021 15h09min

O curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim promove, no dia 24 de setembro, o debate “A universidade medieval”. A atividade será coordenada pelo professor Thiago Soares Leite (UFFS) e ocorrerá via Webex (https://uffs.webex.com/meet/alcione.roani) a partir das 19h, sendo direcionada tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade regional. Haverá certificação aos participantes.

O debate faz parte do projeto de extensão “Filosofia na Ágora”, coordenado pelo professor Alcione Roberto Roani, que pretende constituir um espaço público para a difusão do conhecimento filosófico a partir da produção acadêmica e, também, desenvolver habilidades e competências voltadas à Filosofia. Segundo Roani, “o projeto visa, também, promover o debate acerca de temáticas filosóficas a partir das áreas de pesquisa dos professores da UFFS e convidados, com incentivo à produção acadêmica e ao debate em um espaço público equivalente a Àgora”.

Novos encontros devem ocorrer nos próximos meses, sempre com temáticas diferentes, todas envolvendo o campo filosófico. Confira abaixo a programação prévia:

Outubro: “Verdade e o problema do conhecimento na era da informação”;
Novembro: “A filosofia em matriz socrática”;
Dezembro: “John Rawls e o Utilitarismo”;
Fevereiro: “Reflexões filosóficas sobre os pensamentos pedagógicos de Rousseau e Makarenko”;
Março: “Marx e a crítica a política”;
Abril: “Filosofia e Feminismo(s)”;
Maio: “Desobediência civil: o debate Habermas/Rawls”.