Campus Erechim sedia Encontro Regional de Estudantes de Filosofia em outubro
Oitava edição do evento já está com inscrições abertas para atividades

Publicado em: 15 de setembro de 2017 09h09min / Atualizado em: 19 de setembro de 2017 08h09min

Cerca de 100 pessoas são esperadas para o 8º Encontro Regional de Estudantes de Filosofia (EREFIL) – Região Sul, evento anual que em 2017 ocorre entre os dias 12 e 14 de outubro na UFFS – Campus Erechim. Neste ano o encontro tem como tema “Filosofia e América Latina: (re)pensando novas perspectivas para um olhar filosófico”.

Além de promover uma discussão filosófica a partir da ótica latino-americana, o EREFIL tem como objetivo principal proporcionar, aos estudantes de Filosofia da Região Sul do Brasil, um espaço para o amplo diálogo filosófico. A programação inclui oficinas, minicursos, conferências, apresentação de trabalhos, entre outras atividades. As pré-inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site. Os valores para participação variam entre R$ 20 e R$ 40.

A última edição do EREFIL-Sul ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com o acadêmico Maurício Fortes, da 6ª fase do curso de Filosofia da UFFS – Campus Erechim, o evento é uma oportunidade para que não apenas estudantes, mas também demais interessados na área possam ampliar seus conhecimentos e trocar experiências. “Sem dúvidas será um momento bastante especial para todas e todos que participarem”, diz Maurício.

“São espaços fecundos para conexões e aprendizados entre universidades e estudantes, de modo a discutirmos o que nos apetece: Filosofia. Buscaremos aproximar a discussão filosófica e partir do campo latino-americano”, fala o estudante. “Os participantes irão também discutir e deliberar, enquanto comitiva regional, encaminhamentos à Executiva Nacional dos Estudantes de Filosofia (ENEFIL), nos posicionando diante dos atuais problemas que atravessamos”, completa.

Para o coordenador do curso de Filosofia da UFFS, professor Marcio Soares, a realização do 8º EREFIL-Sul no Campus Erechim é de extrema importância não apenas para o curso de Filosofia da Instituição, mas também para toda a UFFS e região. “Para o curso, trata-se de um evento que integra uma intensa programação de atividades, que visam fomentar estudos, debates públicos e pesquisas em Filosofia”, fala o docente.

“Para a UFFS, trata-se de dar visibilidade à Instituição, pois receberemos participantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e de outras partes do Sul do Brasil, incluindo os estados de Santa Catarina e Paraná. O evento também é importante na medida em que colabora para o fortalecimento dos cursos de Filosofia (dos campi de Erechim e de Chapecó) da própria UFFS”, destaca Marcio. “Para a comunidade regional, a importância do evento se dá pelo debate público nele estabelecido sobre a história, a presença e a importância da Filosofia na América Latina, que é o tema do evento”.

O professor aponta ainda que o EREFIL-Sul ocorre em um momento delicado da conjuntura política do Brasil e da América Latina. “Há que se registrar que o evento contribuirá para o debate sobre a permanência da Filosofia na educação brasileira em geral, bem como nos currículos escolares do ensino médio, em especial, no exato momento em que se discute uma reforma deste em nosso país”, diz Marcio, que ressalta que o mérito da construção do evento é dos estudantes de Filosofia da UFFS de Erechim. “É uma iniciativa deles, e por eles é organizado e promovido. Nesse sentido, a realização do EREFIL-Sul fortalece, sobretudo, a própria presença qualificada dos alunos de Filosofia na Instituição.

Confira a programação do evento.

Dia 12 de outubro
8h – Recepção/credenciamento
10h – Oficinas
12h – Momento cultural