Bolsistas produzem portfólio das ações de Cultura do Campus Erechim para certificação em plataforma nacional
Instituição busca se estabelecer como polo cultural de acordo com a Política Nacional de Cultura Viva.

Publicado em: 10 de março de 2022 09h03min / Atualizado em: 10 de março de 2022 09h03min

Estabelecer-se como um polo cultural regional: é com este objetivo que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim submeteu, nos últimos dias, seu portfólio de atividades culturais na plataforma Rede Cultura Viva, que identifica os Pontos de Cultura brasileiros, conforme a Lei Nº 13.018, de 22 de julho de 2014. Segundo a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura da UFFS, Marcela Maciel, a ideia é de que o Campus Erechim possa sediar mais atividades da área, participar de editais, além de promover o intercâmbio de ações com demais pontos de cultura, tentando alavancar o setor na região do Alto Uruguai gaúcho.

Segundo Marcela, o município de Erechim, em seu Plano Municipal de Cultura, tem como meta estabelecer três Pontos de Cultura, sendo a UFFS a primeira instituição da cidade a efetuar o cadastro na plataforma.

- A ideia do registro do Campus como ponto de cultura veio ainda dentro do projeto Observatório Cultural, quando tivemos acesso à Política Nacional de Cultura e começamos a entender essas políticas públicas e o papel da universidade nessa catálise das ações culturais dentro da região – explica a coordenadora. - Tínhamos o programa de cultura Fronteiras Sonoras, em que desenvolvemos algumas ações, e, a partir da atuação das bolsistas do programa, entendemos a importância delas para a construção de portfólios para reconhecimento dos coletivos.

As duas bolsistas, Kamilla Gilioli e Maria Eduarda Dellamagna, produziram o documento, que apresenta diversas iniciativas culturais desenvolvidas pela UFFS Campus Erechim em variadas linguagens artísticas. O portfólio pode ser acessado em https://issuu.com/uffs-caec-er/docs/portfolio_de_cultura_uffs_erechim_final.

- Neste primeiro momento fizemos um portfólio para o Campus e um para o coletivo Sinfonia na Cidade, que poderão ser utilizados como referências para a elaboração de um portfólio para cada coletivo, como o grupo de teatro Devassos e outros que vão surgindo – destaca Marcela.

Documento criado pelas bolsistas Kamilla e Maria Eduarda apresenta ações desenvolvidas pelo Campus

O portfólio foi importante também para que a instituição conseguisse duas cartas de anuência, comprovando a atuação da UFFS no setor cultural – exigência da Rede Cultura Viva para o processo de certificação. As duas cartas foram emitidas pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Sesc.

Cultura e universidade

Para Marcela, a articulação entre universidade e cultura se estabelece na perspectiva de uma formação mais ampliada, compreendendo a formação integral do cidadão, em que a cultura seja entendida como direito básico.

- A gente não pode focar apenas em uma formação técnica. É preciso pensar nesses aspectos da cidadania, de saúde, bem-estar e da importância da cultura em nossas vidas. Nas universidades em que há cursos de artes, é muito mais óbvio: sempre tem um coral, um grupo de teatro etc. Aqui na UFFS Campus Erechim não temos esses cursos, mas, ainda assim, a cultura é uma dimensão formativa. Nossas atividades culturais contemplam diversos colegiados setoriais: culturas populares, diversidade linguística, memória e patrimônio, audiovisual, artes visuais, música e teatro – diz.

Outro fato que demonstra a capilaridade da cultura dentro da universidade é que a UFFS está iniciando os estudos da curricularização da extensão, em que a cultura também está inserida.

- Todos os cursos de graduação da UFFS terão que inserir 10% da sua carga horária em atividades de Extensão e Cultura, então será possível viabilizar ainda mais a instituição enquanto ponto de cultura – finaliza Marcela.