Ações no Campus Erechim sensibilizam sobre a importância da prevenção ao suicídio
Atividades ocorrem no dia 28 de setembro.

Publicado em: 05 de setembro de 2022 09h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2022 09h09min

No dia 28 de setembro ocorrem, na UFFS – Campus Erechim, ações de sensibilização sobre a necessidade de falar sobre a importância da prevenção ao suicídio. Trata-se de um conjunto de atividades direcionadas a servidores e estudantes. Denominada “Todos Pela Vida”, a programação está sendo organizada pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Campus Erechim.

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, e ações são organizadas em todo o Brasil com o objetivo de discutir o estigma que envolve o tema – um dos principais problemas quando o assunto é a prevenção.

A equipe do SIASS lembra que o suicídio atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados – com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Estima-se que 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se as pessoas tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Programação

10h – Recepção e cadastro dos participantes no espaço entre os blocos A e B.

10h30 – Dinâmica, troca de experiências e diálogo na ilha do Campus.

18h30 – Intervenções visuais de acolhimento e motivação nas escadarias dos blocos A e B.

Orienta-se que os participantes usem camiseta amarela e/ou branca.

As inscrições podem ser realizadas em https://forms.gle/PV1czZbgPs8hiV2z8. Haverá certificação aos participantes.