Egressos e Produtos Educacionais

PRODUTOS EDUCACIONAIS

O compromisso com o enfrentamento de problemas concretos que desafiam o sistema educacional, particularmente a Educação Básica, acompanha o desenvolvimento das pesquisas aplicadas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da modalidade profissional.

Nesse sentido, o PPGPE tem orientado a produção do conhecimento para a construção de materiais didáticos e instrucionais vinculados à educação, buscando processos de intervenção pedagógica inovadores.

Os produtos educacionais estão embasados em pesquisa científica que resulta em dissertação/tese defendida perante banca examinadora, observando parâmetros teórico-metodológicos de referência da área da educação.

 

Clique aqui para conhecer todos os Produtos Educacionais do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

 

NOSSOS(AS) EGRESSOS(AS)

Turma 2021.2

Nome Currículo Lattes  
Alexsandro Rosset  http://lattes.cnpq.br/5822417999073738  
Bianca Frank de Freitas  http://lattes.cnpq.br/5511504841512907 Concepções e práticas alfabetizadoras: uma visão das professoras do 1º e 2º ano das escolas públicas do município de Paraí/RS
Calima de Oliveira Tolotti  http://lattes.cnpq.br/1615493103029345 A docência em educação infantil a partir da perspectiva histórico-cultural nas práticas pedagógicas
Camila De Paris  http://lattes.cnpq.br/0091770263233096  
Carine Piano  http://lattes.cnpq.br/7987892163709840 Integração curricular no ensino médio técnico: concepções, pressupostos e possibilidades
Emili Rossi  http://lattes.cnpq.br/2602170442176888 Contribuições da gestão escolar para o engajamento docente
Ester Elizabete Diniz  http://lattes.cnpq.br/0681746686558556 Alfabetização de crianças do 3º ano do ensino fundamental pós-ensino remoto nas escolas estaduais do município de Ijuí/RS
Euclides Alves  http://lattes.cnpq.br/4838977173645112 Concepções de docentes a respeito do uso das metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na educação básica
Fabiana Cristina Cigognini  http://lattes.cnpq.br/4900855117694173 Narrativas do cotidiano: as mini-histórias no processo de reflexão sobre a formação continuada dos professores da educação infantil
Fernanda Schio Orlandi  http://lattes.cnpq.br/1631231944142681 Formação das professoras alfabetizadoras: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras das escolas públicas de Rondinha (RS)
Grasiele da Conceição de Oliveira  http://lattes.cnpq.br/4700433626214970 Alfabetização científica e ensino de ciências na educação do campo: relevância no processo de formação do aluno para a cidadania
Graziela Betoni Prando  http://lattes.cnpq.br/7555591208173909 A iniciação científica mobilizadora da pesquisa no ensino médio: o aluno pesquisador
Jaqueline de Souza Rigo  http://lattes.cnpq.br/9985476583145394 Fundamentos e práticas pedagógicas no contexto hospitalar
Jocieli Roberta Linke  http://lattes.cnpq.br/2600682517910881 Proposta de trabalho com temas geradores nos anos finais do ensino fundamental: educação situada na rede municipal de Novo Barreiro (RS)
Leandro Brancalione  http://lattes.cnpq.br/9353377895893843 Educação ambiental: práticas sustentáveis na construção de uma nova visão de mundo
Letícia Aline Maróstica Pilotto  http://lattes.cnpq.br/4549126159746414 Os jogos digitais e a multiplicação nos anos iniciais do ensino fundamental
Marinalva da Costa Silva  http://lattes.cnpq.br/4927254154714009 A educação de jovens e adultos quilombolas no município de Campos Novos, Santa Catarina: repercussões das interfaces de territórios e deslocamentos
Milena Moraes do Estreito  http://lattes.cnpq.br/9229255525458928 Participação das crianças: um estudo no contexto da educação infantil
Paulo Roberto Antunes  http://lattes.cnpq.br/5860044738973754 Conselho escolar e sua função pedagógica: uma visão sobre a gestão democrática
Simone Galafassi  http://lattes.cnpq.br/1522410863560452 Formação continuada de professores na escola: o coordenador pedagógico como mediador
Tania Berlanda  http://lattes.cnpq.br/3804153237866143 Práticas pedagógicas na educação infantil: experiências democráticas na infância
Valéria Tortelli  http://lattes.cnpq.br/2578722406970137 Para onde vai a História? Uma análise das metodologias de ensino e da utilização do livro didático no ensino médio

Turma 2020.2

Nome Currículo Lattes Dissertação
Ademir Luiz Bazzotti http://lattes.cnpq.br/1128250235216185  Curricularização da extensão: olhares dos estudantes da pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul
Adriana Katia Tozzo http://lattes.cnpq.br/3307319209121142  Conselho político: experiências democráticas da educação popular em um município do RS
Anelise Mara Jung http://lattes.cnpq.br/0319194651703474  A pedagogia do movimento sem terra a partir do olhar dos estudantes do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA)
Angela Barbara Rossetto http://lattes.cnpq.br/3559890966463054  Alfabetização na infância numa perspectiva crítica
Angélica Gabriela da Veiga http://lattes.cnpq.br/5043417328086133  Grupo Cultura Popular: a cultura negra como educação não formal em Erechim
Bárbara Nicola Zandoná http://lattes.cnpq.br/7852014767370270  Alfabetização na infância numa perspectiva crítica
Carine Ines Simon http://lattes.cnpq.br/4803034432295328  Os desafios na construção de uma escola indígena específica e diferenciada para a formação de professores kaingang
Clademir Kaique Crozetta http://lattes.cnpq.br/5738318660669132  A formação de professores de matemática com tecnologias digitais na educação básica: propostas e discussões após 2020
Cristian Fatima Stakonski http://lattes.cnpq.br/5751383649740837  Formação continuada de professores alfabetizadores através de grupos de estudos de universidades federais do Rio Grande do Sul
Daniela Thiel do Amaral http://lattes.cnpq.br/7734382355590924  O trabalho do coordenador pedagógico: a formação continuada em uma escola pública da rede estadual de ensino do RS
Dayana Debora Kiernieff Pereira Marca http://lattes.cnpq.br/2736872889364489  Educação de jovens e adultos: sujeitos, formação e trabalho – olhares a partir de documentos curriculares
Douglas Battisti http://lattes.cnpq.br/4070822416824684  Filosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RS
Dulcimar Baldissera http://lattes.cnpq.br/1653299350092244  O trabalho do coordenador pedagógico na implementação da Base Nacional Comum Curricular no ensino fundamental – anos finais
Fernanda Maria Arcari http://lattes.cnpq.br/1375854124140245  A formação matemática em cursos de pedagogia de instituições públicas de ensino superior do Estado de Santa Catarina
Grazieli Borges Campagnaro http://lattes.cnpq.br/9403032500500083  A pesquisa como princípio educativo no desenvolvimento das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
Irma Tamanho Sartori http://lattes.cnpq.br/5707553838337134   Práticas pedagógicas que perpassam a compreensão do sistema monetário na educação especial: um estudo de caso no CAESP do município de Ponte Serrada - Santa Catarina
Ivania Nogaro http://lattes.cnpq.br/0790293465137213  O trabalho da coordenadora pedagógica com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de abrangência da 15ª CRE
Maiara Aparecida Ferreira http://lattes.cnpq.br/2731951206456160  A Educação do Campo: avanços e desafios em uma comunidade indígena Guarani no município de Erebango/RS
Micheli Silveira de Souza http://lattes.cnpq.br/5892141871027319  Empoderamento feminino e cartas pedagógicas: processos e aprendizagens de mulheres educadoras populares
Patrícia Martins de Araujo http://lattes.cnpq.br/1814014478032243  Os indígenas na literatura infantil brasileira
Rosane Cardoso Garcia http://lattes.cnpq.br/3024923498699468  Formação continuada de professores do ensino médio: possibilidade de construção de práticas pedagógicas para a educação inclusiva dos sujeitos da educação especial
Rosane Morgan http://lattes.cnpq.br/9810504055505883    O projeto político-pedagógico na perspectiva da educação do campo no município de Aratiba
Roselaine Iankowski Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/1618270051028944  A formação docente e a educação de jovens e adultos nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim/RS
Sandra Betiatto http://lattes.cnpq.br/3952128207376157  Políticas de educação infantil na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU): o acesso das crianças de zero a 3 anos

Turma 2019.2

Nome Currículo Lattes Dissertação
Alíssia Barberini
http://lattes.cnpq.br/5182763861914241 
Pedagogia da comida: práticas da alimentação escolar a partir da percepção de merendeiras
Andreia Terezinha Kaminscki Paida
http://lattes.cnpq.br/1081266141917641
As tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de história: uma análise da base nacional comum curricular
Cleusa Falcão
http://lattes.cnpq.br/2929359679971976
O lugar da Educação Física no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental
Emanuele Ariane Kreps
http://lattes.cnpq.br/0135883006899862 
Ciências da natureza na Base Nacional Comum Curricular na perspectiva dos professores de ciências das escolas municipais de Erechim/RS
Emanuelly Wouters Silva
http://lattes.cnpq.br/8310644582649235 
A articulação de saberes docentes em um curso de licenciatura em química por meio da prática como componente curricular
Fabiane Turella Pedrozo Tomassini
http://lattes.cnpq.br/3199753584133612
Educação ambiental na escola: um estudo da percepção e práticas docentes
Fábio Junior Vaz Paliano
http://lattes.cnpq.br/9539186388479376
Estudo da prática pedagógica da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Fág Kavá: análise do atendimento à legislação da educação específica para os povos indígenas
Indiana Picolo Vial
http://lattes.cnpq.br/6573563662432891 
A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia
Israel Ferraz da Rosa
http://lattes.cnpq.br/5702718023644328
Musicalizar para incluir: a educação musical na perspectiva da educação inclusiva
Janaina Hoffmann
http://lattes.cnpq.br/7366771023879493 
Espaços, tempos e materiais: o que muda na transição entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental?
Jaqueline Hoscharuck
http://lattes.cnpq.br/8238491101553033
Expectativas de famílias de crianças da pré-escola em relação ao trabalho pedagógico na educação infantil
Jonas Antônio Bertolassi
http://lattes.cnpq.br/5557477822170439 
Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em início e final de carreira
Juciela Moterle
http://lattes.cnpq.br/1276316525388782 
A educação geográfica na educação de pessoas jovens e adultas – EJA/Erechim/RS
Juliane Bonez
http://lattes.cnpq.br/5096622680844228 
Gestão escolar: o sabor do diálogo e da democracia na prática da escola
Karine Aparecida Ribeiro dos Santos
http://lattes.cnpq.br/4847230356102931
Os desafios da implementação da base nacional comum curricular nas escolas públicas de ensino fundamental de Ponte Serrada - SC
Leda Hanel Lang
http://lattes.cnpq.br/8230085317771404 
A construção da cidadania numa escola municipal de Estação/RS: uma proposta de intervenção pedagógica
Nagiba Aloana Theodoro
http://lattes.cnpq.br/6245352542920630
Formação continuada na escola: o lugar da coordenação pedagógica
Neiva Maria Buchkoski
http://lattes.cnpq.br/6746108114394651 
Não aprendizagem da leitura e da escrita ao final dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Erechim/RS
Patricia Scatolin
http://lattes.cnpq.br/6903284071008855 
Inovação pedagógica e engagement de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de escolas privadas de Erechim/RS
Rafael Pedott
http://lattes.cnpq.br/4929401909456686 
O fenômeno evasão escolar na educação de pessoas jovens e adultas no município de Tupanci do Sul/RS
Rubia Samanta da Silva
http://lattes.cnpq.br/8010966986837869 
De direito fundamental a serviço privado: diagnóstico do mercado educacional a partir da expansão da educação superior a distância no Alto Uruguai gaúcho
Willian José Silva da Costa
http://lattes.cnpq.br/8315024075932764
Ressignificando a gestão escolar democrática: um novo olhar da Prova Paraná na escola pública
Turma 2018.2
Nome Currículo Lattes Dissertação
Aline Martins de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/8353069863316432  Política pública de saúde à população quilombola: a realidade de Sertão/RS 
Carine Marcon http://lattes.cnpq.br/3939360651056189  Culturas infantis e a educação popular: o brincar nas cirandas infantis sob uma dimensão sociológica
Cenira Rosa Cechin Skorek http://lattes.cnpq.br/9823558206656805  Alfabetização na perspectiva do letramento na educação de pessoas jovens, adultas e idosas no município de Dois Vizinhos-PR
Cristine Miszewski http://lattes.cnpq.br/6553900598203809  A pedagogia da alternância na perspectiva do Movimento Sem Terra: correlação entre o processo formativo e o processo produtivo do Instituto Educar
Daiane Bornelli de Andrade http://lattes.cnpq.br/7943061195871481  Nos braços da resistência: o espaço da educação popular nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim/RS
Debora Della Vechia http://lattes.cnpq.br/7842114093769786  As artes na educação de pessoas jovens e adultas: uma análise no Curso Técnico em Comércio do PROEJA - IFRS Campus Sertão
Eliane Maria Fogliarini Moura http://lattes.cnpq.br/9936733846327398  Formação docente das professoras alfabetizadoras: um olhar sobre a leitura e a escrita
Laercio Francisco Sponchiado http://lattes.cnpq.br/3342846232243631 Formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva
Lidianne Laizi Radomski http://lattes.cnpq.br/6925013095859523  Contribuições do curso de pedagogia UFFS/Campus Erechim para atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Patrícia Segatti Martins http://lattes.cnpq.br/6578885232434117  Espaços pedagógicos: sentidos e significância na educação infantil em tempo integral
Raquel Ferron Lassig http://lattes.cnpq.br/6943881767567979  Quando a escola é a vida: uma reflexão sobre o significado dos espaços de (re)construção dos diferentes saberes
Rodimar Garbin http://lattes.cnpq.br/1775569991729177  A educação de pessoas jovens, adultas e idosas e a cidadania: a educação como direito síntese
Rosangela Fatima Dalagnol http://lattes.cnpq.br/2849315871595971  Educação emocional na educação infantil: concepções da docência sobre as competências socioemocionais da BNCC
Rosemara Ferreira de Melo Mota http://lattes.cnpq.br/9967847364313884  O ensino da língua inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem
Scheila Andretta Rossatto http://lattes.cnpq.br/5846195572173760  Ensino de matemática: contribuições das tecnologias digitais e das atividades práticas
Silas Cleiton Soligo http://lattes.cnpq.br/4779303465429425  Formação continuada e ensino de ciências naturais: um olhar sobre a educação do campo no município de Getúlio Vargas - RS
Silmara Savoldi Pastore http://lattes.cnpq.br/5555681130052055  (Re) pensando o trabalho da supervisão escolar na contemporaneidade: do histórico à escola pública em movimento
Taíse Morgana Presotto http://lattes.cnpq.br/5283406456285491  Formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): percepções e experiências formativas
Tatiana Tais Cozer http://lattes.cnpq.br/5691505537886789  A transição para o Ensino Fundamental II: desafios da coordenação pedagógica e da docência

 Turma 2017.2

Nome Currículo Lattes Dissertação
Aline Nadal
 http://lattes.cnpq.br/1628601841712243  Os estudantes como agentes participativos na organização dos espaços físicos da escola na Educação Básica
Aline Paula Pochmann Bordin
 http://lattes.cnpq.br/9098041014341787  Autoavaliação docente e sua utilização por professores da educação básica: possibilidades e desafios
Ana Paula Pinheiro
 http://lattes.cnpq.br/2597682279802490  Ensino Médio - curso normal: desafios e perspectivas do estágio curricular para formação docente
André Fabrício Ribeiro
 http://lattes.cnpq.br/4791027313561243  Potencialidades de ensino a partir dos arquivos históricos
Darleni Frohlich
 http://lattes.cnpq.br/1244002160709822  Educação do campo: uma proposta de identidade e de ressignificação pedagógica para a Escola Estadual São João Batista
Emeline Dias Lódi
 http://lattes.cnpq.br/1873070686127396  O fenômeno juvenilização na educação de pessoas jovens e adultas no Município de Ponte Serrada-SC
Flavia Roberta Silva Moraes
 http://lattes.cnpq.br/8560713915831647  O ensino de ciências da natureza em escolas do campo: aproximando os saberes do campo e o conhecimento científico
Franciele Racoski
 http://lattes.cnpq.br/3036970664487348  As expressões da questão social apresentadas na infrequência escolar
Graciela Regina Gritti Pauli
 http://lattes.cnpq.br/1247443488297412  A contribuição da Geografia, na Educação Básica, na construção da cidadania: uma análise a partir do território
Katia Regina Dos Santos Fernandes
 http://lattes.cnpq.br/7800827797330742  Manifestações da violência simbólica contra as mulheres no ambiente escolar
Kelly Cristina dos Reis
Liamara Baruffi
 http://lattes.cnpq.br/5207477517044371  A formação do professor de inglês para fins específicos
Liziane Dark De Godoy Psidonik
 http://lattes.cnpq.br/0735668720839615  A educação do campo em uma escola da cidade: desafios e possibilidades
Márcia Maria Racoski
 http://lattes.cnpq.br/7828983595330400  Dificuldades de êxito e permanência de estudantes cotistas na educação superior: um estudo de caso com o Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul - Campus Erechim
Mirian Eugênia Meneguello Poletto
 http://lattes.cnpq.br/1365973018347065  A docência na região do Alto Uruguai/RS de 1930 a 1980: histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas
Monise Clara Orso
 http://lattes.cnpq.br/2801500930003737  Masculinidades e docência na perspectiva de pedagogos em formação na região do Alto Uruguai Gaúcho
Paula Sperandio
 http://lattes.cnpq.br/8701283553937407  Formação inicial de professores no curso de Pedagogia e a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação
Simone Salete Sawicki
 http://lattes.cnpq.br/1230462030649011  Avaliação em larga escala: percepções, impactos e variáveis em duas escolas estaduais da 15ª CRE - RS
Susiane Maria Bampi
Vania Maria Barboza
http://lattes.cnpq.br/5699260703210479  "O lugar que é meu e seu": ações educativas nos espaços não-formais a partir do patrimônio histórico cultural

Turma 2016.2

Nome Currículo Lattes  Dissertação
Adilson Pastore
A formação continuada na perspectiva do professor reflexivo: uma abordagem a partir das concepções de John Dewey
Camila Paula Jevinski
Alfabetização de jovens e adultos: um estudo sobre o perfil dos (as) alfabetizados (as) do município de Erechim/RS
Candida Beatriz Rossetto
Formação continuada de professores(as) para uma educação contra hegemônica: um estudo de caso
Daniela Fátima Mariani Mores
A trajetória de estudantes adultos na educação profissional de nível médio: compreendendo diferentes dimensões de uma mesma realidade
Edite Ribeiro da Luz
Formação continuada de professores das escolas da rede municipal de Erechim: limites e possibilidades para a educação integral
Elaine Elisa Hanel
Diálogo entre escola no campo e educação do campo: a escola que está no campo dialoga com a educação do campo?
Elisandra Reinhold Santolin
Educação em direitos humanos: possibilidade educativa para formação integral na educação básica brasileira
Guacira de Ávila Javornik

Desafios da prática pedagógica do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de inclusão de estudantes com deficiência

Januária Rodrigues da Silva
A desconstrução do Ensino Médio e suas consequências ao projeto de vida da juventude trabalhadora no RS
Juliana Fornech Minella
Agora é minha vez: um estudo sobre participação de crianças na gestão dos espaços de Educação Infantil
Juliana Machado
O papel da música na formação integral de adolescentes: o violino como instrumento mobilizador de aprendizagens às camadas populares do municípios de Erechim/RS
Márcia Fabris 
Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico no redimensionamento da formação continuada em âmbito escolar
Michele Soares Carvalho
A Escola Municipal Ilda Casarin Piovesan/RS e o paradigma da educação do campo
Naiara Greice Soares
Intérprete educacional de libras: afirmações e conflitos da profissão
Naiara Migon
A experiência histórica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio nos contextos escolares do IFRS Campus – Sertão e do Instituto Educar - Polo Pontão na perspectiva do ensino
Rômulo Menegas
Programa Escola Sem Partido: tentativa de controle da ação dos professores
Rosangela Lucia Alves da Silva
A prática pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem: possibilidades de ressignificação
Sinara Isabel Sfatoski Cechett
Tatiéle Carla Costella Simoni
Vânia Oliveira Dal Bosco

 Turma 2015.2

Nome Currículo Lattes Dissertação
Alderi Antonio Oldra
Ampliação e qualificação da Educação Infantil no município de Erechim: relevância, desafios e limitações
Analice Dors Dembinski
Práticas de linguagem oral e escrita em uma instituição de Educação Infantil do município de Erechim-RS
Anna Luiza Verdi Pereira
Democracia x meritocracia: influências e impactos no conhecimento escolar
Greicimara Samuel do Nascimento Zick
Experiências e desafios da proposta do Mais Educação na perspectiva da educação integral em jornada ampliada nas escolas municipais de Erechim/RS
Jacilene Teresinha Romanoski
Políticas Públicas de Juventude em Erechim-RS: entre o real e o ideal
Marissandra Todero
A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores (as)
Maristela Longo
Ensino de Ciências: das experimentações e das práticas investigativas nas aulas do 6° ano do Ensino Fundamental
Marlina Oliveira Schiessl
Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico
Nelci Daga 
Horta escolar na escola do campo: diagnóstico da experiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I
Rodrigo Moraes Borges
Atividades físicas e dança na Educação Integral de Jornada Ampliada: práticas educativas que contribuem para o desenvolvimento integral do educando
Sabrina Battisti
O ensino da Matemática e a utilização das TIC nas escolas estaduais da cidade de Erechim-RS: uma investigação
Sindia Liliane Demartini da Silva
A interatividade dos jogos digitais na Aprendizagem Matemática: uma discussão em Neurociência
Susiéli Casonatto
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Formação Continuada: uma intervenção a partir da percepção docente
Tacila Nascimento Vasconcelos
A Educação Ambiental (EA) no curso técnico em agricultura na escola estadual localizada no município de Viadutos – RS
Tainam Gabriele Pereira Guisso
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as suas implicações na prática pedagógica dos professores alfabetizadores
Tanara Terezinha Fogaça Zatti
O sujeito jovem, adulto e idoso com deficiência intelectual: desafios do fazer pedagógico no CAESP Padre Adriano Temmink-APAE de Ponte Serrada-SC
Tatiane Fernanda Gomes
Pré-Universitário Popular Alternativa: formação inicial para a docência entre a educação formal e não formal
Viviane Marmentini