Eventos do Programa

NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS (PPGICH), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS ERECHIM/RS, AOS COLEGAS PROFESSORES DA UNISINOS

Considerando a recente extinção de diversos Programas de Pós-Graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialmente os de Ciências Sociais e História, áreas fundamentais do campo interdisciplinar das Ciências Humanas, manifestamos nossa solidariedade às e aos colegas e estudantes afetados(as), bem como à comunidade acadêmica da UNISINOS em geral. Manifestamos, também, nossa crítica e preocupação com a tendência de subordinação da oferta de cursos à lógica de mercado, sinalizada pelo eufemismo da “descontinuação” utilizada pelo discurso gerencial, sobretudo se levarmos em conta que, mesmo em universidades privadas, os Programas de Pós-Graduação são mantidos em grande parte por recursos de agências de financiamento públicas.

 

EVENTOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – PPGICH – UFFS/CAMPUS ERECHIM

 

 Aula Inaugural do PPGICH 2023/2

 

 

 

 

  O Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) ofertado na UFFS – Campus Erechim, promove, na quinta-feira (16), a aula inaugural do curso. A atividade está agendada para ocorrer no Auditório do Bloco dos Professores, a partir das 17h e será transmitida pelo Youtube no link:  https://www.youtube.com/live/q4_fy1gkrwk?si=vkTBbhHQOG0F6PUW

A aula terá como palestrante convidado, o Professor Vicenç Font, da Universitat de Barcelona, e como  Mediadora a Professora Adriana Breda, da Universitat de Barcelona, com o tema “Tendencias actuales en la enseñanza de una disciplina científica. El caso de las Matemáticas como contexto de reflexión”.

As atividades são abertas para todos os interessados na temática, especialmente os docentes e estudantes do PPGICH. Haverá certificação para os participantes inscritos.

 

 

PPGICH promove eventos com o professor Javier Uriarte

Convidado estará, no dia 14 de agosto, em Erechim e, no dia 15, em Chapecó para ministrar conferência e workshops

 

 

“Engenharia e poética fluviais na Amazônia no começo do século XX” será o tema da conferência com o professor Javier Uriarte, da Stony Brook University (USB) dos Estados Unidos, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). O evento será realizado no dia 14 de agosto, a partir das 19h, no auditório do Bloco dos Professores do Campus Erechim.

Antes da conferência, durante a tarde, Uriarte ministrará o workshop “História e Literatura” na sala 204-B do campus, a partir das 14h. No dia seguinte, 15 de agosto, ele vai realizar o mesmo workshop, desta vez na sala 402-A do Campus Chapecó, a partir das 14h. Os eventos serão abertos ao público em geral e não é necessária a inscrição prévia para participar.

Sobre Uriarte

Javier Uriarte é professor associado e diretor de Estudos de Pós-Graduação da Stony Brook University (USB), dos Estados Unidos. Ele é licenciado em Letras pela Universidad de la Republica (Udelar), do Uruguai, e PhD pela New York University (NYU), dos Estados Unidos. É especializado em estudo de narrativas de viagem, imaginação territorial, guerra e representação,  Amazônia,  consolidação do Estado e produção cultural na América Latina do século XIX, infraestrutura e água, assim como em representações da natureza e do trabalho.

O professor Uriarte foi tutor de estágio de pós-doutorado dos docentes da UFFS Fábio Francisco Feltrin de Sousa, em 2017, e Ricardo Machado, em 2022, ambos do curso de licenciatura em História. Atualmente, é orientador do doutorando Paulo Acácio Soares, que é egresso do curso de licenciatura em História e do PPGICH da UFFS, no Department of Hispanic Languages and Literature na SBU.

 

 

  

SEMINÁRIO INTERNO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGICH

O Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas é uma atividade desenvolvida e ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, anualmente. O objetivo principal do evento é discutir e refletir os aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa interdisciplinar no campo das Ciências Humanas. Eventos desse caráter são de extrema relevância para a vida acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação, pois contribuem para o fortalecimento de sujeitos como pesquisadores e pesquisadoras em suas diferentes áreas de atuação.

Assim, para além do Seminário anual, o PPGICH promove aula inaugural, palestras, mesas de debates, participa da Semana do Diversa promovido pela UFFS, entre outras ações de inserção social na comunidade local, regional, nacional e internacional.

 

Data: 11 de abril de 2022
Hora: 14h

Programação
14h: abertura
14h15: palestra
15h15: apresentação do relatório de autoavaliação do PPGICH 2021
16h: encerramento

O acesso será pela sala do Weber:
https://uffs.webex.com/meet/thiago.ingrassia

 

ESTUDANTES DO PGICH/UFFS E PPGICH/UEA REUNIDOS EM CÍRCULOS DE CULTURA

Encontros virtuais entre estudantes da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Federal da Fronteira Sul possibilitaram o surgimento do Círculos de Cultura, vinculado ao projeto InterSaberes, que objetiva a integração e a interação entre docentes-docentes, estudantes- docentes e estudantes-estudantes, para a socialização das pesquisas e aprendizagem coletiva.

 

 

AULA INAUGURAL DO PPGICH - 2021

A Aula inaugural entre os PPGs da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Estadual do Amazonas. O PPGIHC da UFFS e da UEA são parceiros desde o ano de 2020, com diálogos e ações conjuntas.

Tema da palestra: A teoria da complexidade e os desafios da investigação interdisciplinar.

Palestrante: Profª Dra. Ana Paula Viana Caetano (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)

Horário: 16h (Horário de Brasília)

Canal de transmissão: Youtube PPGICH UFFS, no link:

https://www.youtube.com/channel/UCzY20xNCBH4XpK6xmRNQP7Q

 

 

Profª Dra. Ana Paula Caetano é docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa). Atua com temas acerca da Formação de professores: mudança e desenvolvimento profissional, processos colaborativos e investigativos de formação, ética e pensamento ético-deontológico dos professores. Complexidade e investigação em educação. Educação e Cidadania: relação educativa, educação intercultural, mediação social, conflito e violência e cyberbullying, educação emocional e ética, processos participativos. Pedagogia do ensino superior: inclusão no ensino superior, educação emocional e ética. Educação artística.

 

 

MESA REDONDA PPGICH DA UFFS E UEA

A mesa redonda foi organizada pelos estudantes dos PPGICHs da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Estado do Amazonas, objetivando a reflexão acerca do tema “Mulher” na contemporaneidade.

Data: 26 de março de 2021

Horário: 19h (horário de Brasília)

 

 

 

LIVE: VENHA CONHECER O PROGRAMA DE MESTRADO - PPGICH

Está pensando em fazer mestrado?

A live foi organizada com o objetivo de divulgar o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e edital do Processo Seletivo 2021.

Data: 24 de março de 2021

Horário: 19h

Docentes participantes da live:

Profª Dra Adriana Salete Loss: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH.

Profª Dra Zoraia Aguiar Bittencourt: Coordenadora Adjunta do PPGICH e presidente da Comissão do Processo Seletivo 2021.

Prof. Dr. Gérson Wasen Fraga: Docente do PPGICH e representando a Linha de Pesquisa 1 Saberes, “Processos e Práticas Sociais”.

Prof. Dr. Halferd Carlos Ribeiro Júnior: Docente do PPGICH, Membro da comissão do Processo Seletivo e representando a Linha de Pesquisa 2 “Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas”.

Prof. Dr. Alexandre Paulo Loro: Docente do PPGICH e representando a Linha de Pesquisa 3 “Sujeito e Linguagem”.

Para assistir acesse: https://www.facebook.com/coord.ppgich/videos/903021113825357

 

 

V SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS - 2020

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promoveu, entre os dias 13 e 20 de agosto de 2020, o V Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento contou com conferências, oficinas e mesa de debate, objetivando a promoção da reflexão sobre os aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa interdisciplinar no campo das Ciências Humanas.

A partir do evento surgiu a organização da obra “Estudos Interdisciplinares: Debates e Reflexões, publicado pela Editora CRV, no ano de 2021, com financiamento CAPES. O livro congrega textos com estudos diversos e de caráter interdisciplinar.

 

 

AULA INAUGURAL DO PPGICH - 2020

LIVE com Profª Dra. Carmen Cavaco (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - IE/ULisboa)

Data e horário: Dia 4 de novembro (17h30min do Brasil e 20h30min de Lisboa/Portugal)

Temática da palestra: As narrativas na investigação

Objetivo da aula inaugural:

Refletir sobre a metodologia das narrativas para a pesquisa em Ciências Humanas

Descrição da palestra:

A live ministrada pela Profª Dra. Carmen Cavaco objetivou promover a reflexão sobre o processo dinamizador das narrativas na investigação das Ciências Humanas. As narrativas como como uma metodologia para proporcionar a formação e a pesquisa.

   

A Profª Dra. Carmen Cavaco tem experiência nos temas: Formação de adultos, formação experiencial, reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, políticas públicas de educação e formação de adultos, investigação biográfica e biografias educativas.

 

 

IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E SEUS DESAFIOS

O PPGICH promoveu o Seminário Integrador das três linhas de pesquisa entre 24 e 25 de outubro de 2019, objetivando a socialização dos trabalhos de investigação.

 

 

Cronograma de Apresentação de Trabalhos

EIXO 1: Saberes, processo e práticas sociais

Professora mediadora: Thaís Janaína Wenczenovicz

 

Data: 24/10/2019

Horário: 19h às 22h

Local: Bloco dos professores

AUTORES

TÍTULO

Carlos Eduardo Soares Vaz

Cassio Cunha Soares

DEMOCRACIAS E JUSTIÇA SOCIAL NA DEMARQUIA E NO ANARQUISMO

Wagner de Oliveira Bomfim Júnior

Cassio Cunha Soares

REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICAS SOBRE AS FORMAS DE SE ARRECADAR TRIBUTOS

Talita Morais dos Santos

Cassio Cunha Soares

NARRATIVA VISUAL: OBJETOS SAGRADOS REPRESENTADOS POR FILHOS DE SANTO

 

EIXO 2: Educação, culturas e cidadanias contemporâneas

Professor Mediador: Halfred Carlos Ribeiro Junior

 

Data: 25/10/2019

Horário: 14h às 17h

Local: Bloco dos professores

AUTORES

TÍTULO

Cátia Francziak Zambonato

Adriana Salete Loss

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA E A ABORDAGEM REGGIO EMILIA/ITÁLIA

Elisabete Cristina Hammes

Mairon Escorsi Valério

ESCOLAS CÍVICO MILITARES EM UM CONTEXTO DE COLONIALIDADE: DA ESCOLA DIFERENCIADA À ESCOLA DO CONTROLE

Jessica Roberta Sozo

Mairon Escorsi Valério

A INFLUÊNCIA DO DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL

Karine Kostuczenko

Thiago Ingrassia Pereira

CIDADANIA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO POLÍTICA DE ADOLESCENTES A PARTIR DO PROJETO VEREADOR MIRIM NA CIDADE DE ERECHIM- RS

Allana Carla Cavanhi

Thiago Ingrassia Pereira

OS IMPACTOS SOCIOCULTURAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS DA CIDADE DE ERECHIM/RS

Henrique Antônio Trizoto

Thiago Ingrassia Pereira

O FUTEBOL ALÉM DAS QUATRO LINHAS: MERCADORIZAÇÃO SOCIABILIDADES E O CICLO DE RECONVERSÃO PRECOCE

 

 

 

 

 

 

MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS PROMOVE CONFERÊNCIAS - 2019

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) promove conferências abertas para a comunidade acadêmica e regional.

O PPGICH promoveu no mês de setembro de 2019 duas conferências, com o apoio de um dos grupos de pesquisa que o constitui, o GPASE, sob coordenação do professor Cássio Cunha Soares.

São elas:

Conferência: As cidades e a crise do consenso de 1988

Palestrante: Prof. Dra. Ana Paula Soares de Carvalho (PUC-Rio)

Data: 19 de setembro, às 19h30

Local: Auditório do Bloco A

 

Conferência: Convergências dos estudos de movimentos sociais e violência(s)

Palestrante: Prof. Dra. Simone Gomes (UFPel)

Data: 26 de setembro, às 19h30

Local: Auditório do Bloco A

 

 

INTEGRAÇÃO  PPGICH E GRADUAÇÃO UFFS

No dia 30 de agosto de 2019 ocorreu, na UFFS – Campus Erechim, a aula inaugural do semestre do curso de Licenciatura em Filosofia, com o tema “Ciência e linguagem: algumas intersecções filosóficas”, proferido pelo professor Jerzy André Brzozowski, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento ocorreu às 19h30, no Auditório do Bloco A da UFFS. Os programas de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Profissional em Educação e o curso de graduação Filosofia foram os apoiadores da atividade. Segue link com as demais informações: https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/noticias/aula-inaugural-vai-debater-ciencia-e-linguagem