Matriz Curricular
Grade/Matriz Curricular: A estrutura curricular está alinhada à área de concentração Produção Sustentável e Conservação Ambiental, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados, agentes transformadores, que possam contribuir em certo grau com o equacionamento dos diversos estrangulamentos ambientais da região, amplamente reconhecidos em nível nacional, relacionados à atividade agropecuária e agroindustrial. A estrutura curricular está organizada em créditos obrigatórios (10), créditos eletivos (14) e dissertação (06), totalizando 30 créditos. Os três componentes obrigatórios – Sustentabilidade ambiental, Estatística aplicada às ciências ambientais e Seminários em produção sustentável e conservação ambiental – buscam preparar o discente para o desenvolvimento da pesquisa e dar uma formação cidadã, preparando-o para o desafio de ser um agente transformador na construção de uma sociedade sustentável. Os componentes eletivos visam complementar uma formação técnica e cidadã, aprofundando a formação dentro das linhas do programa, além de possibilitar a construção do embasamento teórico necessário para construção e execução da dissertação. Nesse sentido, os componentes Metodologia e Redação Científica e Seminários permitem que discentes de ambas as linhas possam complementar a formação enquanto cidadãos cientistas que serão junto à sociedade. A linha Sustentabilidade dos Agroecossistemas permite uma formação mais ampla na linha com os componentes Gestão dos Agroecossistemas e Produção Sustentável de culturas agrícolas, além de uma formação mais específica com manejo e sustentabilidade de plantas daninhas, produção sustentável em fruticultura e manejo de pomares e produção sustentável de mudas de espécies lenhosas e sistemas de propagação de plantas. A linha Conservação dos Recursos Naturais permite uma formação mais ampla com os componentes Conservação da Natureza e Avaliação e Monitoramento Ambiental e mais específica com Gestão da Qualidade do Ar, Restauração Ecológica e Processos, Avaliação e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Além disso, existem componentes que transitam entre as linhas, como Modelagem Matemática Ambiental, Tratamento de Águas Residuárias, Valoração de Resíduos Agroindustriais e Agroenergia, visando à sustentabilidade ambiental. Total de créditos para titulação Créditos obrigatórios: 10 Créditos eletivos: 14 Dissertação: 06 Total: 30 Componentes Curriculares COMPONENTE CH CR. EMENTA O, E , OL Sustentabilidade ambiental 60h 4 História e surgimento da preocupação ambiental. Conceitos modernos de sustentabilidade. Desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental. A questão ambiental sob o enfoque econômico. Abordagens interdisciplinares e inovadoras da sustentabilidade. A sustentabilidade e suas relações com o setor produtivo. Ferramentas e técnicas visando a sustentabilidade das sociedades modernas. Indicadores de Sustentabilidade. Obrigatória Estatística aplicada às ciências ambientais 60h 4 Planejamento de experimentos aplicado. Principais delineamentos experimentais. Testes de significância. Testes de comparação múltipla de médias. Análise da regressão e correlação. Procedimentos clássicos de planejamento de experimentos (Planos Ortogonais, Fatoriais e Semi - Fatoriais, Planos de Taguchi). Conceito de Planejamento Sequencial de Experimentos. Noções sobre Técnicas Avançadas em Planejamento de Experimentos. Estudos de caso associados às Ciências Ambientais. Obrigatória Seminários em produção sustentável e conservação ambiental 30h 2 Seminários internos para apresentação dos temas de dissertação: discussão dos possíveis referenciais teóricos. Preparação e apresentação oral de seminário relacionado ao projeto de pesquisa ou aos resultados do trabalho da dissertação. Treinamento no uso de recursos audiovisuais para apresentação de trabalhos científicos. Exercício de arguição técnico-científica com a plateia sobre o assunto do seminário. Oportunizar a apresentação do trabalho de dissertação e tese aos professores e demais pessoas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação. Obrigatória Avaliação e monitoramento ambiental 60h 4 As principais ferramentas para avaliação e monitoramento ambiental. Impactos ambientais. Biomonitoramento. Biomarcadores. Bioindicadores. Eletiva Manejo e sustentabilidade de plantas daninhas 60h 4 Biologia e ecofisiologia das plantas daninhas. Interferência das plantas daninhas em culturas. Métodos de controle de plantas daninhas. Classificação, mecanismo de ação, seletividade e metabolismo dos herbicidas. Comportamento dos herbicidas no ambiente e aspectos toxicológicos. Resistência e tolerância de plantas a herbicidas. Nível de dano econômico de plantas daninhas em culturas. Tecnologia de aplicação de herbicidas. Eletiva Metodologia e Redação Científica 30h 2 Introdução à metodologia científica. Concepção, elaboração e redação de projetos de pesquisa. A importância da redação científica na divulgação dos resultados da pesquisa. Como preparar um artigo científico para publicação. Esboço de um artigo. Estilo e gramática do artigo científico. Como escolher uma revista científica para submeter um artigo para publicação. Como escrever a carta ao editor. Como submeter um artigo para publicação. O processo de submissão eletrônica de artigos. Redação de dissertações e teses. Ética, direitos e permissões Eletiva Conservação da natureza 60h 4 Conceitos de Biologia da Conservação. Histórico da relação homem – natureza. Importância da conservação da biodiversidade. Medidas da biodiversidade. Principais ameaças à natureza. Causas diretas e indiretas da perda de diversidade. Extinção e manutenção de populações. População mínima viável. Espécies ameaçadas a nível local, regional e mundial. Estratégias de conservação (in situ e ex situ). Legislação ambiental como ferramenta de conservação. Técnicas utilizadas na proteção e conservação da diversidade biológica. Eletiva Gestão da qualidade do ar 60h 4 Composição e estrutura da atmosfera. Camada limite atmosférica. Padrões de qualidade do ar. Classificação dos poluentes. Fontes e efeitos da poluição atmosférica. Métodos de controle da poluição atmosférica; equipamentos de controle. Monitoramento de poluentes atmosféricos. Transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Modelos EPA para o controle da qualidade do ar. Eletiva Gestão dos agroecossistemas 60h 4 Os agroecossistemas, sua estabilidade, função, serviços ambientais e sustentabilidade. A ecologia de paisagem, seus conceitos e aplicações na gestão ambiental destes sistemas. A gestão e o planejamento de agroecossistemas bem como sua implementação e certificação. Eletiva Processos, avaliação e gerenciamento de bacias hidrográficas 60h 4 Introdução; Processos: Fisiografia; Clima, Precipitação e Ciclo hidrológico; Hidrogeologia; Hidrogeomorfologia; Qualidade da água. Avaliação: Aquisição de dados; Sistemas de informação geográfica; Hidrologia e modelagem hidrológica; Poluição. Gerenciamento: Agências; leis; Abordagem sistemática; Gerenciamento de enchentes na escala da bacia; Gerenciamento de enchentes local; Gerenciamento de áreas de inundação; Gerenciamento do rio; Gerenciamento das águas subterrâneas. Eletiva Restauração ecológica 30h 2 Conceitos de restauração ecológica e de recuperação, reabilitação e restauração de ambientes degradados. Objetivos e metas da restauração a curto, médio e longo prazo. A participação humana na conservação e restauração. Sucessão ecológica e propriedades dos ecossistemas. Fatores que impedem ou dificultam a regeneração natural da vegetação: ausência ou baixa disponibilidade de propágulos devido à destruição de banco de sementes no solo, ausência de dispersores de sementes e de polinizadores, competição com plantas invasoras exóticas; falhas no recrutamento de plântulas; fatores de estresse adicionais (fogo, pastejo, super exploração das áreas em regeneração); falhas no estabelecimento de interações essenciais (ausência de simbiontes como micorrizas, rizobactérias). Comparação entre a regeneração de ambientes florestais degradados através de plantio de mudas e de restauração através de sucessão ecológica natural (quando utilizar uma ou outra técnica); Técnicas nucleadoras para restauração; importância da fauna para a restauração ecológica; restauração de matas ciliares; restauração de ecossistemas aquáticos. Produção Sustentável em fruticultura e manejo de pomares 60h 4 Conceito e importância da fruticultura nos aspectos econômicos, social e alimentar. Estudo da planta e seus frutos em respostas às condições ambientais para consumo in natura e industrial. Exigências ecológicas e classificação das plantas frutíferas. Instalação de pomares. Poda. Planejamento de pomares comerciais. Dados econômicos e alimentícios, botânica, morfologia, clima, solo, plantio, tratos culturais e fitossanitários, adubação, colheita e comercialização das frutas de prioridade nacional e de interesse para o Sul do Brasil. Estudo das principais frutíferas da região. Eletiva Produção sustentável de culturas agrícolas 4 Importância econômica das principais culturas. Crescimento, desenvolvimento e produtividade das principais culturas. Estudo de aspectos relacionados aos recentes avanços da pesquisa, envolvendo os sistemas produtivos, a tecnologia de produção nas principais culturas de interesse agronômico. Produção e tecnologia de sementes e grãos. Analise de riscos de agrotóxicos em culturas. Resíduos de agrotóxicos. Eletiva Produção sustentável de mudas de espécies lenhosas e sistemas de propagação de plantas 45h 3 Conceito e importância da propagação de plantas nos aspectos econômicos e social. Métodos de propagação sexuada e assexuada. Plantas matrizes. Dormência e regulação da germinação. Poliembrionia e apomixia. Clones e propagação vegetativa. Bases anatômicas e fisiológicas da estaquia, enxertia e mergulhia. Multiplicação por estruturas vegetativas especializadas. Cultura de tecidos. Legislação para a produção e comercialização de mudas. Eletiva Modelagem matemática ambiental 60h 4 Introdução à Modelagem Matemática. Estudo de estratégias de modelagem. Modelos matemáticos e problemas de engenharia. Método das diferenças finitas. Solução de problemas em uma, duas e três dimensões. Aplicação das condições de contorno e termo fonte. Equações diferenciais e problemas de engenharia. Solução analíticas e numéricas de problemas de difusão de calor e massa. Estudo de caso de modelos matemáticos ambientais. Utilização de softwares computacionais para resolução de problemas ambientais. Eletiva Tratamento de águas residuárias 60h 4 Composição das água residuárias , condições de lançamento, níveis de tratamento; Tratamento biológico, metabolismo microbiano. Processos de tratamento de efluentes urbanos: sistemas aeróbios com remoção de material carbonáceo e nutrientes. Reatores anaeróbios. Lagoas de estabilização e de polimento. Filtros biológicos percoladores. Tratamento de águas segregadas. Bases conceituais da disposição controlada de águas residuárias no solo. Processos de Tratamento de efluentes industriais: classificação; parâmetros de qualidade; testes de toxidade de efluentes; Normas brasileiras; métodos físico e químicos de tratamento de águas; Processos oxidativos avançados: microfiltração, osmose inversa, ozonização, foto - Fenton, Fenton, foto - catálise, dentre outros, peroxidação catalítica; Polimento de águas residuárias para fins de reúso. Valoração de resíduos agroindustriais 45h 3 Importância dos Processos Biotecnológicos aplicados na valoração de resíduos agroindustriais. Processos Fermentativos: Fundamentos, Cinética e Aplicações em Ciências Ambientais. Agitação e Aeração em Fermentadores. Esterilização. Reações Enzimáticas: Fundamentos, Cinética e Aplicações em Ciências Ambientais. Reatores bioquímicos ideais e reais. Reatores não convencionais. Separação e purificação de produtos obtidos por via fermentativa e enzimática. Processos biotecnológicos de aproveitamento de resíduos ou subprodutos da agroindústria para a obtenção de produtos com alto valor agregado: enzimas, polímeros, biocombustíveis e moléculas com atividade biológica Agroenergia visando a sustentabilidade ambiental 60h 4 Avaliação da matriz energética nacional. Fundamentos de Agroenergia e biocombustíveis. Conceitos básicos sobre motores diesel e seus combustíveis. Produção de biodiesel. Métodos analíticos para o biodiesel. Propriedades do combustível. O estado - da - arte da indústria do biodiesel. Implicações ambientais do biodiesel. Outros usos do biodiesel e dos resíduos derivados da produção de biodiesel. Estágio de docência 30h Prática supervisionada do mestrando no ensino de uma disciplina de algum dos cursos de graduação envolvidos. Inclui a participação do aluno em organizar a disciplina, planejar, preparar e ministrar aulas teóricas e práticas, adquirir noções de didática e exercitar interações na sala de aula, sob a supervisão do professor responsável pela disciplina. Estudo dirigido 15h 1 Disciplina abordando assuntos específicos e dirigidos, de acordo com o necessário para elaboração da pesquisa do discente, supervisionada por docente especialista no assunto. Tópicos Especiais I 30h 2 Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluí das no programa. Tópicos Especiais II 45h 3 Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluídas no programa. Tópicos Especiais III 60h 4 Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em colegiado e divulgados no semestre precedente àquele em que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão ser incluídas no programa.
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