Apresentação

Nome
Especialização em Educação do Campo do Campus Erechim

Estado do curso
Em fase de Processo Seletivo

Sobre o Curso
 
O curso de Especialização em Educação do Campo é direcionado a portadores de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo MEC egressos de cursos de licenciatura, professores de escolas públicas (Estadual ou Municipal), Educadores sociais e demais profissionais das áreas de Ensino.
 

O curso de Especialização em Educação do Campo tem como objetivos:

Geral

Capacitar profissionais envolvidos com a educação por meio da atualização e do aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos relacionados aos processos pedagógicos realizados nas escolas do campo e nos espaços formativos não escolares, contribuindo com a elaboração e o desenvolvimento de projetos educativos comprometidos com a qualificação da educação do campo e com as práticas dos movimentos sociais.

 

Específicos:

- Criar estratégias teórico-metodológicas que promovam o desenvolvimento da educação do campo em âmbito regional, integrando os sujeitos camponeses com o espaço em que produzem subsistência e aprimoram as relações interpessoais de convivência solidária e cidadã.

- Promover a reflexão sobre os processos educativos que se desenvolvem nas escolas do campo e nos movimentos sociais, visando o desenvolvimento sustentável e a prática agroecológica integradas à prática da pesquisa e do ensino.

- Compreender as práticas educativas formais e não formais no contexto regional, considerando os processos formativos que acontecem nas escolas do campo, nos movimentos sociais e nas organizações populares.

- Estimular o desenvolvimento de práticas em agroecologia e de organização do trabalho pedagógico em escolas do campo e espaços educativos não formais, contribuindo para uma aprendizagem efetiva dos alunos e para o aprimoramento das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.

- Desenvolver habilidades para que os educadores fortaleçam práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação das ações escolares e não escolares.

- Promover a formação de educadores, desenvolvendo capacidades para exercer a liderança participativa, colaborativa e democrática.

 
 

Número de vagas anuais
45

Ato Autorizativo
Ementa Título
Aprova a proposta do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo do Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul.