Perfil do Egresso

Perfil do Egresso:

O licenciado em Filosofia deverá estar habilitado a enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do ensino médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente. Para que isto ocorra, é necessário que o egresso esteja apto a:

  • argumentar em favor de determinada teoria, independentemente de concordar com ela ou não, e também a conduzir um debate filosófico;
  • promover a inclusão social, o aprimoramento da cidadania e a transformação da realidade;
  • compreender os principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como analisar criticamente e refletir sobre a realidade social em que se insere;
  • contribuir com outras áreas do conhecimento, tanto no âmbito das instituições de ensino, quanto no das assessorias culturais ou demais atividades relacionadas ao pensamento.

O egresso terá, portanto, a formação interdisciplinar característica dos cursos da UFFS, através da articulação entre os componentes curriculares dos Domínios Comum, Conexo e Específico. Nesta integração, aprimorará suas capacidades de leitura e produção de textos, de pensamento abstrato, bem como de refletir a respeito da educação, sociedade e cultura.