Perfil do Curso

Agronomia

Sigla: CCAER

Sobre o Curso:

O Curso de Graduação em Agronomia – Bacharelado,  modalidade presencial, em turno integral, iniciou suas atividades em março de 2010. São ofertadas 50 vagas/ano e a carga horária total é de 4515 horas/relógio, o que corresponde a 5418 horas/aula.

Foi criado para atender a uma demanda regional em que a agricultura familiar é uma das principais características. Dessa forma tem compromisso com o desenvolvimento do espírito científico e a formação de sujeitos autônomos, atuando profissionalmente de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Assim, o curso deverá capacitar o agrônomo com uma visão interdisciplinar do seu campo de conhecimento, possibilitando a interação com outros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Também deverá contribuir para a formação de profissionais que possam atuar nos segmentos da agricultura, pecuária e meio ambiente, capazes de promover o manejo sustentável, a recuperação de ecossistemas e a conservação e preservação dos recursos naturais.

O curso tem como ênfase a Agroecologia, ciência com raízes nos métodos e nas práticas tradicionais de manejo produtivo dos ecossistemas pelas populações camponesas, que se baseiam na valorização dos recursos naturais disponíveis em cada localidade. Seus princípios apontam caminhos que evidenciam uma perspectiva clara de construção de uma concepção de sustentabilidade, abrindo as portas para novas práticas sociais, incluindo o manejo da agricultura, da pecuária e da organização social.

 

 

Turno: Integral

Duração Mínima: 10 semestres

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 50