UFFS é representada por seis times na sede Sub-regional da Maratona de Programação
Estudantes disputam vagas à final nacional com equipes de outras Instituições da região

Publicado em: 12 de setembro de 2019 11h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2019 09h09min

Seis times da UFFS – Campus Chapecó representarão a Instituição na maior sede Sub-regional do Brasil da Maratona de Programação em 2019 em número de diferentes instituições. O evento acontece no sábado (14), na Universidade de Passo Fundo (UPF), e os melhores colocados garantem vagas na final nacional.

Conforme o treinador dos times, professor Emílio Wuerges, os alunos participantes do Programa de Extensão Clube de Programação se prepararam conforme suas possibilidades e seus interesses. Eles estudaram autonomamente, em casa, já que os problemas estão organizados em um portal. Segundo ele, os problemas ficavam por sete dias no portal.

O estudante Alexsandro Thomas, da quarta fase, participará pela segunda vez da etapa da Maratona. Ele conta que desde que era calouro participa do Clube de Programação para treinar, mas que também se reúne com os colegas para competir em eventos virtuais e adquirir experiências. “Esperamos conseguir nos classificar para a nacional, esse é nosso objetivo”, ressalta.

Já Daniel Mello Konflanz, que está na última fase do curso (8ª), formou o time com Ruan Pato e Marcos Gobbi ainda na primeira fase. O time participou de todas as edições da sub-regional desde 2016. Para ele, a competição é muito importante, já que é a última com o time completo. “Sentimos que essa é a primeira edição em que temos uma real chance de classificação para a etapa regional, então estamos especialmente ansiosos neste ano”, finaliza.

Sobre a etapa

O evento acontece na UPF em comemoração aos 50 anos da Instituição. Conforme o coordenador da Sede da Sub-regional da Maratona, professor Marcelo Rebonatto (UPF), a sede será a terceira do país em número total de equipes, a maior da região Sul e a única no Brasil a contar com equipes de três estados diferentes. Serão 32 equipes de 12 instituições.

“Vai ser um grande evento. Apenas nove sedes do país vão ter mais de uma vaga na final pelas regras proporcionais e Passo Fundo é uma delas. Várias outras sedes do país não tiveram equipes e outras não alcançaram o número mínimo de equipes ou escolas”, ressalta o coordenador da sede Sub-regional. “Vamos fazer uma linda competição e ir forte para a final nacional”, finaliza ele.