UFFS - Campus Chapecó participa do CDA 2017 com o Horto de Medicinais e o método do Relógio do Corpo Humano

Publicado em: 19 de janeiro de 2017 17h01min / Atualizado em: 08 de março de 2017 17h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó participou, entre os dias 17 e 19, do Campo Demonstrativo da Cooperalfa, com o Horto de Medicinais.

O Horto de Medicinais do CDA vem mantendo e divulgando uma coleção representativa da cultura da medicina popular na região Oeste de Santa Catarina, através de um acervo de plantas medicinais que conta com mais de 90 espécies. Desde 2016, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó vem colaborando com a Cooperalfa no sentido de identificar corretamente as plantas desta coleção e divulgar o seu uso correto, a partir de estudos científicos, assim como eventuais contra-indicações e restrições de uso.

Nesse ano, a equipe da UFFS – Campus Chapecó apresentou a utilização das plantas medicinais com a metodologia do Relógio do Corpo Humano, que orienta o uso mais eficiente, tendo em consideração os ritmos biológicos humanos. Esse modelo une vários conhecimentos sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares da medicina tradicional chinesa eo Relógio do Corpo Humano segue a lógica de que cada hora corresponde ao momento de maior funcionamento de cada órgão do corpo humano.

No Horto, os visitantes puderam conhecer o método e também diversas plantas medicinais, como pariri, pata de vaca, espinheira santa, cana de macaco, erva de bicho, aroeira vermelha, entre outras.