UFFS – Campus Chapecó terá lançamento de livro “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”

Publicado em: 05 de setembro de 2016 14h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

O professor de História da UFFS – Campus Chapecó, Delmir José Valentini, fará o lançamento de seu livro “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado” na terça-feira (6), a partir das 19h30min, no Auditório do Bloco B do campus. O livro tem como base as pesquisas realizadas pelo professor para a tese de doutorado, finalizada em 2009.

A obra apresenta o contexto da chegada do grupo da Brazil Railway Company (do qual a Lumber fez parte) na região do Contestado, as mudanças abruptas do modo de vida dos moradores até a luta armada – a Guerra do Contestado. Para o trabalho, o professor fez levantamentos bibliográficos, descobriu arquivos até então inéditos e baseou-se especialmente nas narrativas das memórias dos trabalhadores da Lumber.

Publicada pela Editora Letra & Vida, a obra de 276 páginas é dividida em cinco capítulos: o primeiro aborda os espaços da Floresta Ombrófica Mista do Sul do Brasil; o segundo, as empresas estrangeiras no Brasil no início do Século XX e o programa Farquhar; o terceiro trata da Brazil Railway Company: colonização e extração madeireira; o quarto, da Cidade-Empresa e o American Way of Life na região; e o quinto, da atuação do grupo empresarial e a Guerra na região.

O professor Valentini fará uma breve apresentação sobre o livro no início do evento e, posteriormente, abrirá espaço para perguntas e comentários dos presentes. Os interessados poderão adquirir o livro pelo valor de R$ 20.

Este é o primeiro lançamento de livro programado pelos professores que atuam no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFFS. Outras duas obras devem ser lançadas nos dias 13 e 20.