Publicado em: 04 de junho de 2019 16h06min / Atualizado em: 04 de junho de 2019 16h06min
O “Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas” será lançado na segunda-feira (10), na UFFS – Campus Chapecó. Será a partir das 19h15, no auditório do Bloco B. As inscrições estão abertas ou podem ser feitas no local. A organização do evento é do Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e Documentos Indutores das Políticas de Formação de Professores, do Fórum das Licenciaturas da UFFS – Campus Chapecó, com o apoio da Coordenação Acadêmica e da Pró-Reitoria de Graduação da UFFS.
Para o lançamento e os debates a respeito do manual, o evento contará com as falas do Procurador da República, no município de Chapecó, Carlos Humberto Prola Júnior, e do professor da UFFS – Campus Chapecó, Antônio Valmor de Campos. Eles abordarão os principais conceitos e princípios contidos no “Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas”.
Publicado no final de 2018, o manual foi produzido e assinado por várias entidades, entre elas, o Ministério Público Federal. Uma das questões principais pelas quais o manual foi criado é promover e valorizar o debate público sobre conceitos e princípios que o próprio material traz a respeito da defesa contra a censura nas escolas, além de evidenciar as estratégias e medidas específicas que vêm sendo adotadas frente a situações já ocorridas.
Conforme a professora Marilda Merência Rodrigues, o objetivo principal do evento é dialogar com professores, estudantes e representantes das escolas. Também será o momento para “concretizar as metas estabelecidas no Plano de Ação do Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e Documentos Indutores das Políticas de Formação de Professores, do Fórum das Licenciaturas, do Campus Chapecó; fortalecer o debate sobre questões contemporâneas que afetam as políticas de formação e trabalho docente; ampliar os diálogos com os licenciandos, professores das Licenciaturas da UFFS – Campus Chapecó e com os profissionais da Educação Básica; promover atividades voltadas à formação docente, contribuindo, assim, para o fortalecimento do Fórum das Licenciaturas do Campus”.
A professora ressalta que trazer a discussão para dentro da Instituição é essencial. “Há um certo silenciamento sobre o assunto. A grande mídia não vem dando visibilidade a essas questões. E isso também vem trazendo uma mudança na subjetividade da identidade do ser professor. O professor está pensando no planejamento das aulas procurando selecionar o que é ‘aceitável’. Está entrando na lógica de ‘o quê fazer para eu não ter problemas’. Mexer com a subjetividade da identidade do professor pode, inclusive, provocar o adoecimento do profissional”, reforça.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas enviando e-mail para gtpoliticaseducacionais@googlegroups.com ou ligando no número (49) 2049-6538.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de janeiro de 2021
Eventos
25 de janeiro de 2021
Nossa UFFS
25 de janeiro de 2021
Passo Fundo
25 de janeiro de 2021
25 de janeiro de 2021
Informe UFFS