UFFS – Campus Chapecó oferece curso preparatório para o PROHAITI

Publicado em: 06 de janeiro de 2017 13h01min / Atualizado em: 09 de março de 2017 13h03min

Cidadãos haitianos que farão a prova do PROHAITI, visando conquistar uma vaga nos cursos de Graduação da UFFS – Campus Chapecó, poderão participar de um curso preparatório. Oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) – Assessoria Linguística e Literária da UFFS, o curso acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, das 14h às 18h, no prédio da Reitoria (Av. Fernando Machado, 126 E, Centro).

Serão 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 ou enquanto houver vagas. Conforme uma das bolsistas que ministrarão o curso, Laura Fontana, farão parte dos conteúdos interpretação e produção de textos, a partir dos modelos das provas anteriores do PROHAITI que priorizam o gênero textual informativo. “Instruiremos os participantes sobre a metodologia de resolução da prova. Também esclareceremos dúvidas relativas ao Edital nº 1005/UFFS/2016, que regulamenta a entrada dos estudantes haitianos”, ressalta ela.

Além de Laura, outras duas bolsistas atuarão: Adriane Kusy e Francine Mendes. Segundo Laura, o preparatório foi pensado devido à solicitação dos próprios estudantes haitianos no curso de Extensão Português para Estrangeiros, ação permanente do PET.

A estudante, que conhece um pouco da realidade dos haitianos em Chapecó já que atuou no curso de Extensão e fez o TCC sobre o ensino do Português para estrangeiros, lembra que muitos dos possíveis alunos trabalham no período noturno nas agroindústrias. Por esse motivo, as aulas serão à tarde. “Atenderemos aos ex-alunos do curso permanente do PET de Português para Estrangeiros e também à comunidade externa. Como os estudantes haitianos não conhecem o modelo da prova, acreditamos que todos os inscritos no processo seletivo do PROHAITI, que tenham disponibilidade de horário, participarão das aulas”.

Para ela, as bolsistas, alunas do curso de Letras, têm muito a ganhar. É um “espaço para atuar na docência para um público crescente no Brasil, os imigrantes haitianos. As graduandas também ganham ao ensinar o Português sob um novo olhar, como língua não materna”.

O tutor do PET – Assessoria Linguística e Literária da UFFS, professor Eric Duarte Ferreira, acredita que a ação aproxima a Instituição das necessidades da comunidade haitiana. “Esse curso preparatório para a prova do PROHAITI é uma importante ação do PET – Assessoria Linguística e Literária da UFFS – Campus Chapecó, porque atende a uma demanda da comunidade externa que busca entrar em nossa universidade, por meio do PROHAITI.

A Coordenação do Curso Preparatório será da professora de Letras da UFFS – Campus Chapecó, Morgana Fabiola Cambrussi. O contato para a inscrição pode ser feito pelo e-mail  portuguesuffs@gmail.com.