Seminário reúne professores do Oeste catarinense
UFFS é uma das organizadoras do evento

Publicado em: 01 de fevereiro de 2019 13h02min / Atualizado em: 05 de fevereiro de 2019 08h02min

Na terça-feira (5) terá início o Seminário Estadual de Formação Continuada de Professores da Região Oeste de Santa Catarina. A UFFS e o Programa de Formação Continuada “Caminhos da Práxis”, da Instituição, são realizadores do evento, com a Assembleia Legislativa de SC, a Escola do Legislativo, a Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte-SC). Há, ainda, o apoio da Unochapecó e da Prefeitura de Chapecó.

O evento terá dois momentos. O primeiro é aberto a todos os interessados – professores, acadêmicos, gestores, etc – e acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas em www.uffs.edu.br/eventos (clicar no link do seminário) e são gratuitas. Os participantes terão direito a certificação. “Serão ofertadas mesas temáticas com a participação de renomeados educadores, que farão o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como aprofundamento de temas fundamentais ao currículo escolar”, ressalta a Diretora de Extensão da UFFS e uma das organizadoras do evento, Solange Onçay.

No segundo dia, quarta-feira (6), o seminário será específico e terá a participação de professores da rede municipal dos 20 municípios da AMOSC, conveniados ao Programa de Formação Continuada. “Com o desenvolvimento de oficinas por áreas de conhecimento, queremos concretizar e dar publicidade à elaboração de um documento síntese que estamos denominando ‘BNCC e o Movimento de Reorganização Curricular das Redes Municipais de Educação da AMOSC’. Ele é fruto da sistematização de um trabalho coletivo, envolvendo representações de secretarias municipais de educação ligados à AMOSC, professores da UFFS e da Unochapecó. No processo de formação continuada, a demanda apontava para a necessidade de compreender melhor os limites, as potencialidade da BNCC e seus possíveis desdobramentos na escola. Enquanto universidade, nossa proposição foi de traçar uma caminho de análise crítica, considerando estudos e debates realizados por especialistas da educação brasileira, apreender do documento o que ele tem de melhor. O processo foi participativo e realizado sobretudo a partir do diálogo com as representações dos municípios conveniados”, finaliza Solange.

Confira a programação completa


Dia 05
8h - Credenciamento
9h - Solenidade de abertura
10h - Palestras:
*Currículo, BNCC e a vivência que se estrutura na região da AMOSC - Adriana Maria Andreis e Willian Simões (UFFS); Elcio Cecchetti (Unochapecó)
*Desafios no âmbito da atuação docente para a educação pública e de direito - Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad (UFSM)
12h - Almoço
13h - Mesas Temáticas: transversais e pedagógicas (inscrições de acordo com os espaços/grupos)
14h45 - Intervalo
15h - Continuidade das Mesas Temáticas
17h - Encerramento


Espaço Auditório da Secretaria de Educação de Chapecó
13h15 – Mesa 1: Práticas preventivas em saúde / Gilso Giombelli (GG ASSESSOL/CRESOL) e Zuleide Maria Ignácio (UFFS)
15h – Intervalo
15h15 – Mesa 2: Educação ambiental na educação básica / Vanderleia Dartora (UFFS)

Espaço Sala Welci Canal
13h15 – Mesa 3: Relações étnico-raciais imigração e escola / Mara Rodrigues Terra (SEDUC-RS), Sandra de Avila Farias Bordignon (UFFS), Joel Felipe Guindani (UFSM)
15h – Intervalo
15h15 – Mesa 4: Direitos humanos, famílias e valores na escola / Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad (UFSM) e Odilon Polli (Unochapecó)

Espaço  Sala Ely Camargo
13h15 – Mesa 5: Arte e educação / Mariane Inês Ohlweiler e Francieli Lorenzi (UFFS)
15h – Intervalo
15h15 – Mesa 6: Corporeidade e saúde escolar / Altamir Trevisan Dutra (Unochapecó)

Teatro Municipal
13h15 – Mesa 8: Gestão pedagógica e a formação continuada na escola / Jerônimo Sartori (UFFS)
15h – Intervalo
15h15 – Mesa 9: Educação especial e inclusão / Élcio Secchetti  (Unochapecó) e Tânia Zancanaro (Unochapecó)


Dia 06
9h – 16h30: Oficinas – Currículo e planejamento escolar a partir do movimento de reorganização curricular na região da AMOSC

Área de Linguagens:
Oficina 01: Língua Portuguesa – Franciele Lorenzi (UFFS)
Oficina 01: Língua Estrangeira (Inglês) – Daiane Zamoner
Oficina 03: Artes / Mariane Inês Ohlweiler (UFFS)
Oficina 04: Educação Física – Humberto Luis de Cesaro (IFC)

Matemática
Oficina 05: Matemática / Jerônimo Sartori – (UFFS)
 
Área de Ciências Humanas
Oficina 06: Geografia / Adriana Maria Andreis (UFFS)
Oficina 07: História / Vicente Neves da Silva Ribeiro (UFFS)
Oficina 08: Ensino Religioso / Elcio Cecchetti (Unochapecó) e Josiane Crusaro Simoni (ASPERSC)

Área de Ciências da Natureza
Oficina 09: Ciências / Vanderleia Dartora (UFFS)