Seminário “Diálogos Interseccionais” inicia no sábado (27)
Atividades do primeiro semestre já estão definidas; destaque é para palestra com professora da UNIFESP

Publicado em: 24 de abril de 2019 08h04min / Atualizado em: 26 de abril de 2019 09h04min

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFFS – Campus Chapecó inicia no sábado (27) as atividades do Seminário “Diálogos Interseccionais”. Antes, porém, haverá a primeira reunião do Grupo de Estudos, na quarta-feira (24). O seminário compõe a grade de atividades do NEABI-CH para o ano letivo de 2019 e tem como objetivo geral dar visibilidade para as temáticas pertinentes às experiências e existências de populações negras brasileiras, da diáspora africana, dos países africanos e das populações indígenas.

O evento é aberto a professores, técnicos administrativos e todos os interessados nos temas da programação: raça, interseccionalidade, gênero, racismo estrutural, escravidão e liberdade. As inscrições devem ser feitas na hora e no local de cada um dos momentos do seminário.

O destaque da programação será no dia 13 de maio, data em que se comemora a Abolição da Escravatura no Brasil. A professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Marina Pereira de Almeida Mello, fará a palestra “Não sou escrava da escravidão que escravizou o meu país: sobre abolição e insurgências no período escravocrata”. A professora Marina tem desenvolvido pesquisas no campo da educação para as relações étnico-raciais e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, geração; aspectos da educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas.

Com a programação, pretende-se criar espaços para problematizar a articulação entre classe, raça, etnicidade, gênero e sexualidade na conformação de diferenças, desigualdades, privilégios sociais e na constituição de identidades; aproximar a comunidade acadêmica do debate contemporâneo em torno do tema da negritude, do racismo, do feminismo negro a partir do contato com uma literatura produzida por autoras e autores brasileiros, negros e/ou africanos; identificar as influências teóricas e intelectuais na produção brasileira contemporânea acerca do tema do racismo, feminismo negro e gênero; criar espaços para que professores, estudantes e demais membros da comunidade sejam introduzidos a problemáticas que têm marcado a agenda política atual nacional e internacional; e ampliar a percepção em torno das relações de poder e desigualdades.

A programação do primeiro semestre de 2019 faz parte de um projeto de Extensão institucionalizado e terá continuidade no segundo semestre. As atividades serão certificadas pela Diretoria de Extensão no final de execução das atividades do projeto, em novembro. Serão certificados os participantes que estiverem presentes em pelo menos 75% de toda a programação. No total serão 35 horas de atividades. Para declarações de participações isoladas, os interessados deverão solicitar aos organizadores do seminário.

A organização do seminário é do NEABI e do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Diversidade, com apoio do Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello. Coordenam o evento as professoras Claudete Gomes Soares, Renilda Vicenzi e Melina Perussatto. Mais informações podem ser obtidas enviando um e-mail para neabiuffsch@gmail.com ou no Facebook do NEABI.

Dia 27/04/2019 (sábado)
Sessão 1: Livro: O que é lugar de fala?
Autora: Djamila Ribeiro (Coleção Feminismos Plurais)
Mediação: Professora Melina Perussatto (Curso de História)

Dia 13/05/2019 (segunda-feira)
Palestra: “Não sou escrava da escravidão que escravizou o meu país: sobre abolição e insurgências no período escravocrata.”
Convidada: Professora Drª Marina Pereira de Almeida Mello (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo)
Local: Auditório do Bloco A

Dia 25/05/2019 (sábado)
Sessão 2: Livro: O que é racismo estrutural?
Autor: Silvio Almeida (Coleção Feminismos Plurais)
Local: Auditório do Prédio da Reitoria – Centro
Mediação: Professora Renilda Vicenzi (Curso de História)

Dia 29/06/2019 (sábado)
Sessão 03: Livro: O que é interseccionalidade?
Autora: Karla Akotirene (Coleção Feminismos Plurais)
Mediação: Claudete Gomes Soares
Vai ter algum palestrante/conferencista importante?

Dia 10/08/2019 (sábado)
Sessão 04: Livro Governadores do Orvalho