Semana Acadêmica de Letras discute o ensino de línguas para imigrantes
Prazo para a submissão de resumos segue até o dia 20.

Publicado em: 11 de julho de 2022 11h07min / Atualizado em: 11 de julho de 2022 14h07min

Até o dia 20, interessados podem submeter resumos de pesquisas e trabalhos para comunicação oral na X Semana Acadêmica de Letras (SAL): Entre Línguas e Fronteiras, da UFFS – Campus Chapecó. O evento acontece de 1º a 4 de agosto, e o tema central será o ensino de línguas para imigrantes.

Conforme a professora Aline Cassol Daga Cavalheiro, coordenadora da X SAL, o tema foi escolhido a partir da percepção da demanda por parte dos professores e a sinalização de estudantes. “Abordar o ensino de línguas para imigrantes demonstra nossa pela língua. Sem falar uma língua, fica muito mais difícil a um imigrante acessar serviços de saúde, educação e até mesmo trabalho”, ressalta ela.

As informações completas a respeito da X SAL estão no site. Na aba “comunicações” estão as informações de como realizar a submissão dos resumos e as orientações gerais. Também no site é possível verificar os minicursos oferecidos durante o evento, cujas inscrições podem ser feitas até o dias 30.

Confira a programação:

1º/08 (segunda-feira)

19h - Abertura do evento, seguida da palestra "Acolhimento humanitário e ensino de português como instrumento de acesso a direitos fundamentais", com a professora Valdilena Rammé (UNILA)

Local: Auditório do Bloco B, na UFFS - Campus Chapecó

Apresentação musical de Laura Tereza e banda

Divulgação dos ganhadores do Concurso Literário promovido pelo Grupo Travessia

Exposição de banners do projeto de extensão "Grandes personajes de la literatura", coordenado pelo professor Santo Gabriel Vaccaro

02/08 (terça-feira)

19h - Mesa: "Interculturalidade: problemas, desafios e possibilidades em Chapecó e na UFFS"

Professor André Luiz Ramalho Aguiar (Hankuk University of Foreign Studies - Seul, Coreia do Sul)

Professora Cláudia Andrea Rost Snichelotto (UFFS)

Professora Dulce do Carmo Franceschini (UFFS)

Aline Fernandes (EBM Fedelino Machado dos Santos)

Local: Auditório do Bloco dos Professores, na UFFS - Campus Chapecó

03/08 (quarta-feira)

19h às 22h - Minicursos

Local: Informações disponíveis na aba "Minicursos"

Após os minicursos, haverá uma apresentação teatral (anexo 2)

04/08 (quinta-feira)

19h às 22h - Comunicações orais

Local: Informações disponíveis na aba "Comunicações orais".