RU da UFFS - Campus Chapecó comemora aniversário com cardápio especial

Publicado em: 15 de setembro de 2016 14h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Comemorando dois anos de funcionamento no sábado (17), o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó atingiu a marca das 163.735 refeições servidas, com mudanças realizadas ao longo desse tempo para atender da melhor forma a comunidade edit

Como o aniversário do RU será no final de semana, a comemoração foi adiantada para a quinta-feira (15) – dia do aniversário da UFFS – e terá a presença de estudantes tocando música ao vivo no almoço e no jantar, além de um cardápio com as preparações que os estudantes mais gostam – alface, pepino, salpicão de maionese, arroz branco, arroz integral, feijão preto, batata palito assada, proteína texturizada de soja e bife bovino à milanesa – e bolo recheado como sobremesa. O ambiente também estará decorado.

EQUIPE DO RU

Atualmente, o RU tem em sua equipe duas servidoras técnico-administrativas da UFFS, Alana Zamoner Valmorbida, assistente em administração, e Luciana de David Parizotto, nutricionista, que atuam como fiscais do contrato com a empresa licitada. “A Luciana atua como fiscal da parte técnica, fiscalizando o controle de recolhimento de amostras diárias, controle de temperatura das preparações e limpeza, além de auxiliar na elaboração do cardápio, entre outras atividades. E eu, da parte administrativa, atuo fiscalizando a contratação das funcionárias, controle de pagamentos, de horários, de documentos, a venda de tickets e entradas diárias dos estudantes”, explicou Alana.

Além disso, a empresa vencedora da licitação, Refeivel Comércio de Refeições LTDA, tem 14 funcionários: a nutricionista e preposta, Jaqueline de Quadro; as cozinheiras, Zenaide Bagnara e Edione de Almeida; o estoquista, Gilvan Liston; as auxiliares de limpeza, Carla Ferreira e Amélia da Silva; e as auxiliares de cozinha, Marivone Keschner, Neli dos Santos Nunes, Tamires dos Santos, Simone Pereira, Solange dos Santos, Luciana Pinto, Luceli de Lima e Lizete Marafon.

ROTINA

Para dar conta de todo o trabalho do RU, a equipe foi dividida em turnos, sendo que o primeiro turno inicia os trabalhos às 6h45 e o segundo turno inicia às 11h30. O buffet do almoço deve estar pronto para o restaurante abrir às 11h15, horário que foi alterado para evitar as longas filas que se formavam ao longo do período. Já o período destinado para o jantar, se inicia às 17h40, porém, igualmente foi estendido o horário de término para as 19h30, conforme solicitação dos usuários.

O planejamento semanal é alterado a cada semestre, levando em conta os dias que os estudantes mais frequentam o restaurante, sendo que RU vem atendendo desde o início do ano os estudantes que estão matriculados na pós-graduação em Educação no Campo, servindo o almoço e jantar, um sábado por mês.

CARDÁPIOS

O cardápio é elaborado pelas nutricionistas e é composto por três tipos de saladas, sendo uma folhosa, uma crua e uma cozida. Opções de molho vinagrete, vinagre e sal. Arroz branco e arroz integral, uma leguminosa, uma guarnição e uma proteína (carnes e PTS).

É elaborado para ser equilibrado nutricionalmente, tendo em sua composição todos os nutrientes em quantidades necessárias para suprir as necessidades do ser humano, sendo ofertada geralmente uma fruta como sobremesa e suco concentrado natural. Com o objetivo de garantir a qualidade nutricional, há uma variação de gêneros ofertados no cardápio e na maneira de prepará-los, não deixando que nenhum dos grupos de alimentos necessários para uma dieta saudável seja esquecido.

AQUISIÇÃO DOS ALIMENTOS

De acordo com Alana, a compra de todos os alimentos é de responsabilidade da Refeivel. Os hortifruti são, em parte, adquiridos das cooperativas de Agricultura Familiar, totalizando ao final do mês uma média de 25 a 30%. Os peixes, como tilápia, o leite e algumas sobremesas oferecidas como a paçoca, também são adquiridos da Agricultura Familiar.

MUDANÇAS
Ao longo do tempo, o RU desenvolveu pesquisas de satisfação sobre o serviço prestado no RU e, com as respostas da comunidade acadêmica, algumas mudanças foram realizadas.

As alterações mais importantes e questionadas foram a inclusão da Proteína Texturizada de Soja, solicitada pelos estudantes veganos, a atenção aos estudantes com intolerância ao glúten, em que se passou a utilizar o amido de milho em algumas preparações, como o feijão e a lentilha, em vez da farinha de trigo, anteriormente utilizada.

A antecipação do horário de almoço, em 15 minutos, que resolveu todo o problema das filas enfrentadas pelos usuários, e a ampliação em 20 minutos no horário do jantar também foram resultados de pesquisa, acatados pela Refeivel.