Residentes são recepcionados no HRO
Cerimônia marcou o ingresso dos novos residentes, cuja especialização é realizada numa parceria entre UFFS – Campus Chapecó, Unochapecó e Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira

Publicado em: 01 de março de 2019 13h03min / Atualizado em: 01 de março de 2019 17h03min

A sexta-feira (1º) foi dedicada à recepção de novos médicos que ingressaram nas Residências oferecidas pela UFFS – Campus Chapecó, Unochapecó e Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (Hospital Regional do Oeste). Foram disponibilizadas 20 vagas em dois processos seletivos, para as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral e Cirurgia Geral R3.

Atualmente, conforme o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol, em Chapecó em 2018 eram sete residências (mais uma foi aprovada para 2019), com 29 bolsas, totalizando o valor de R$ 1.158.989,54 por ano. Além disso, também há repasses de equipamentos ao hospital, num total, até 2018, de aproximadamente R$ 864 mil, via orçamento público federal.

“É uma alegria imensa poder implantar essas novas bolsas, recepcionar os residentes. Temos dificuldades diárias, mas isso faz parte dos processos. Trabalhamos para resolver, construir soluções. Avançamos desde a implantação das residências e chegamos aqui graças ao trabalho da UFFS e dos parceiros Unochapecó e HRO. Ficamos muito felizes em vê-los aqui para o início das residências”, ressaltou Trevisol.

Na recepção aos residentes – a cerimônia também recebeu os residentes multiprofissionais e uniprofissional – estiveram presentes o vice-presidente da diretoria executiva da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Reinaldo Fernandes Lopes, o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Cleuzir da Luz, a coordenadora acadêmica da UFFS – Campus Chapecó, Rosane Rossato Binotto, a gerente de serviços do Hospital Regional do Oeste, Vânia Maria Lovera, o coordenador do núcleo representativo do campo de prática do HRO, vice-coordenador do COREME/UFFS e coordenador de Residência Médica em Cirurgia Geral, João Batista Baroncello, o coordenador de Residência Médica em Clínica Médica, Aland Waldow, a coordenadora geral do COREMU e coordenadora da Comissão de Educação Permante do HRO, Jussara dos Santos Valentini.

O principal destaque de todas as autoridade que fizeram uso da palavra em nome de suas Instituições foi a importância das parcerias. “Temos que destacar essa parceria, essa junção de forças das entidades que tem propiciado a Chapecó e região tanto desenvolvimento”, reforçou o reitor da Unochapecó. No mesmo sentido, o vice-presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas ressaltou a importância do HRO ter, lado a lado, Instituições de Ensino Superior.

O médico João Ricardo Moreira é um dos novos residentes em Anestesiologia. Natural de Xaxim, ele veio de Porto Alegre, onde estava residindo, para anos intensos de especialização. “Não conhecia o serviço hospitalar do HRO. Foi bem satisfatório retornar (à região) e ver que a estrutura hospitalar está crescendo. Estou muito surpreso positivamente, porque não tinha noção que o serviço tinha tomado essa proporção, essa estrutura. A expectativa é a melhor possível”, avaliou.

Galeria de Imagens: