Publicado edital do Processo Seletivo para o Mestrado em História
São oferecidas até 15 vagas nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História

Publicado em: 03 de fevereiro de 2020 12h02min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2020 13h02min

A UFFS – Campus Chapecó publicou o Edital nº 35/GR/UFFS/2020, que trata do Processo Seletivo às vagas do Mestrado em História. São oferecidas até 15 vagas, com ingresso no segundo semestre de 2020.

As inscrições estarão abertas de 16 de março a 22 de abril. Conforme o item 3 do edital, as inscrições podem ser feitas presencialmente, por procuração ou pelo envio dos documentos via Sedex. A documentação necessária para a inscrição está no item 3.3 do edital.

O Processo Seletivo é composto por duas etapas: a primeira, eliminatória e classificatória, é uma prova escrita de conhecimento específico, prevista para o dia 18 de maio. As provas poderão ser realizadas nos campi Chapecó, Erechim ou Realeza, da UFFS, e nas seguintes universidades: Universidad Nacional de Quilmes (Buenos Aires, Argentina), Universidad Nacional de Costa Rica (Heredia, Costa Rica) e na Universidad Católica de la Santísima Concepción (Concepción, Chile).

A arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e o corrículo compõe a segunda etapa, também eliminatória e classificatória. Ela está marcada para os dias 8 e 9 de junho, na UFFS – Campus Chapecó.

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFFS tem duas linhas de pesquisa: “História do Povoamento, da Agricultura e do Meio Ambiente”, e “História dos Movimentos e das Relações Sociais”.

Podem participar do Processo Seletivo, candidatos que concluíram curso superior de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) - tanto no país quanto no exterior - e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso até o ato de matrícula.