Projetos de Extensão mantêm presença em Centro de Saúde da Família que recebe atividades da graduação e pós-graduação da UFFS
Professoras e estudantes vão atuar com ações em saúde com usuários do SUS e educação permanente de profissionais

Publicado em: 01 de junho de 2020 10h06min / Atualizado em: 01 de junho de 2020 10h06min

Dois projetos de Extensão desenvolvidos por grupos da UFFS – Campus Chapecó estão atuando no Centro de Saúde da Família Jardim América. Os projetos foram aprovados pelo Edital nº 259/GR/UFFS/2020, que trata de apoio institucional a ações de extensão em saúde para a prevenção, monitoramento e segurança frente a pandemia do Coronavírus.

O projeto “Inovação e Tecnologias em Saúde na Gestão do Cuidado ao Idoso frente à Pandemia do Coronavírus” é coordenado pela professora Adriana Remião Luzardo, e “A pandemia do Coronavírus no território do Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim América: a UFFS, Campus Chapecó, contribuindo para o enfrentamento”, pela professora Graciela Soares Fonsêca.

A professora Graciela explica que a integração ensino-serviço-comunidade é uma premissa da formação em saúde. É “compreendida como um potente dispositivo para formar profissionais alinhados com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de saúde das pessoas e comunidades. Representa, ainda, um recurso para inquietar trabalhadores e serviços de saúde contribuindo com a qualificação do trabalho e das ações desenvolvidas nesses espaços".
No Centro de Saúde da Família Jardim América, responsável pelo cuidado e acompanhamento de aproximadamente 12 mil pessoas e com cerca de 40 trabalhadores da saúde, várias atividades – tanto curriculares quanto extracurriculares – dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó são desenvolvidas. Devido à pandemia do novo Coronavírus, essas ações foram interrompidas, visando poucos contatos para evitar aglomerações e possíveis contágios da doença.

Embora tenham feito os projetos separadamente e submetido-os ao edital sem conversarem a respeito, as duas tiveram o mesmo sentimento quanto à rede básica de saúde de Chapecó e ao CSF Jardim América. “Nossa primeira vontade foi ajudar. Passamos muito tempo lá, nos sentimos parte da equipe. Pensamos justamente em como contribuir com o CSF Jardim América, seus profissionais e toda população atendida”, pontua a professora Adriana. Ela ainda destaca a necessidade de “estarmos presentes enquanto instituição de ensino superior, ainda que fisicamente distantes, é ainda maior e pode somar esforços no enfrentamento da pandemia nesse território específico, neste primeiro momento, mas com indicativo de ampliação em breve”.

Assim, foi até natural que houvesse a articulação entre os dois projetos. Então, eles tornaram-se colaboradores, buscando somar esforços, contribuir com novas propostas e apoiar a atuação dos profissionais diante dos desdobramentos da pandemia.

Os projetos contam com a participação de nove estudantes de graduação dos dois cursos, a colaboração direta de cinco profissionais do CSF e indireta de toda a equipe, já que as ações previstas estão sendo inseridas na rotina de trabalho do local. Quatro profissionais colaboradores dos dois projetos são, também, pós-graduandos do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da UFFS – Campus Chapecó.

Projetos de Extensão

A proposta do projeto conduzido pela professora Graciela é informar a população, utilizando diferentes recursos, sobre temas diversos correlacionados à pandemia do Coronavírus focando os espaços sociais e as empresas do território como cenários de disseminação de conhecimentos.

Outra vertente do projeto é voltada aos trabalhadores do serviço de saúde, promovendo o compartilhamento de informações científicas sintetizadas e traduzidas no sentido de facilitar a apropriação, além de oferecer um espaço de escuta e acolhimento das demandas emergentes desse período.

As atividades do projeto coordenado pela professora Adriana estão ocorrendo por meio de etapas dos processos de planejamento, monitoramento, prevenção e segurança da população idosa. A ideia é buscar soluções inovadoras pela incorporação de tecnologias informacionais e digitais, como a elaboração de aplicativos para celulares que compartilhem com os idosos, cuidadores e familiares as medidas de prevenção, proteção e promoção da saúde, além de permitir o manejo de dados para o gerenciamento das ações em saúde, permitindo interação dos profissionais do serviço com os idosos. A proposta permite ações de monitoramento remoto realizado também por meio de ligações para telefone fixo.

Segundo a professora, o CSF Jardim América foi escolhido pelo considerável número de idosos presentes no território e pela trajetória das experiências exitosas da relação ensino-serviço, que habilitam para realizações de projeto-piloto. O grupo pretende, futuramente, replicar as ações a outras realidades, já que podem ser adaptadas a outros contextos de gerenciamento de eventos de saúde-doença-cuidado em Gerontologia.

Presença

Além das atividades curriculares e extracurriculares e dos projetos de extensão, o CSF Jardim América é, também, um dos cenários das ações do PET-Saúde Interprofissionalidades. A proposta é desenvolvida por uma parceria entre a UFFS, a Udesc, a Unoesc e a Secretaria de Saúde de Chapecó, com o apoio do Ministério da Saúde.

A proposta é fomentar a educação pelo trabalho com foco nas práticas colaborativas e na Educação Interprofissional. Participam do grupo vinculado ao CSF Jardim América 09 estudantes, bolsistas e voluntários, sendo 04 deles matriculados nos cursos de medicina e enfermagem da UFFS, além de duas docentes e três profissionais da Rede de Atenção à Saúde do município.

Para o período de enfrentamento da pandemia, as atividades foram reorganizadas no sentido de contribuir com esse contexto. A primeira ação desenvolvida pelo grupo foi a mobilização para confecção de máscaras de tecido e a organização de ações educativas a respeito do uso correto desses dispositivos de proteção. Por doações e parcerias com costureiras do território e internos da casa de Acolhimento, as máscaras estão sendo confeccionadas e distribuídas continuamente. Além disso, o grupo está desenvolvendo uma proposta investigativa para compreender o desenvolvimento do trabalho em equipe em períodos complexos como o atual.

Equipes

“Inovação e Tecnologias em Saúde na Gestão do Cuidado ao Idoso frente à Pandemia do Coronavírus”

Adriana Remião Luzardo - Coordenadora

Anauê Jaciara Maison – Assistente Social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)/SESAU

Fabiane Debastiane – Docente UFFS Colaboradora

Fernanda dos Anjos – Bolsista UFFS

Flora Alcântara – Bolsista UFFS

Gisielle Menegola - Enfermeira de Família e Comunidade do Centro de Saúde Jardim América/SESAU

Gustavo Curty – Bolsista UFFS

Kátia Celich – Docente UFFS Colaboradora

Láisa Jantsch Bandeira – Enfermeira de Família e Comunidade do Centro de Saúde Jardim América/SESAU

Sandi Felicete – Enfermeira Coordenadora do Centro de Saúde Jardim América/SESAU

Vanessa Thomé – Médica de Família e Comunidade do Centro de Saúde Jardim América/SESAU

Zuleide Maria Ignácio – Docente UFFS Colaboradora


“A pandemia do Coronavírus no território do Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim América: a UFFS, Campus Chapecó, contribuindo para o enfrentamento”

Graciela Soares Fonsêca - Coordenadora

Sandi Felicete - Enfermeira e Colaboradora

Gisielle Christine Schmidt Menegolla - Enfermeira e Colaboradora

Eduarda Luiza Maciel Da Silva - Estudante

Guilherme Vinicio de Sousa Silva - Estudante

Juliana Baldissera Dors - Estudante

Jonathan Vixamar - Estudante

Tamíres Hillesheim Mittelmann - Estudante

Victória Galletti dos Santos Arraes - Estudante