Projeto desenvolve ações de Promoção à Saúde
No Campus Chapecó, calendário de atividades pode ser acompanhado online

Publicado em: 28 de maio de 2019 12h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2019 14h05min

O Projeto de Promoção à Saúde do Estudante Universitário já entrou em funcionamento no Campus Chapecó. Iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a partir de demandas dos campi, e vinculado aos Setores de Assuntos Estudantis (SAEs), o projeto prevê a realização de ações que contribuam de forma direta com a promoção de saúde e bem-estar do público estudantil.

No Campus Chapecó, o monitor Anderson Batista dos Santos, sob a coordenação da psicóloga do SAE Amanda T. C. da Silva, está elaborando uma cartilha com informações sobre os serviços de saúde no município, como o cadastro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), orientações sobre como fazer o cartão para atendimentos, testes rápidos, endereços e telefones das UBSs.

Em março, foi promovida a acolhida dos estudantes calouros com a palestra "Ingresso na Universidade: implicações na saúde do estudante" e a roda de conversa "Dificuldade de Adaptação à Univers(c)idade. É só comigo?". Em abril, as ações foram uma Oficina de Capoeira e a distribuição de cartazes interrogativos ressaltando a importância do autoconhecimento e do cuidado para com o corpo e a mente.

Já em maio, estudantes mostraram seus talentos no Intervalo Musical, realizado em dois horários. Em junho, o intuito é realizar um torneio de jogos de cartas, aulas aeróbicas de zumba, uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos na Universidade em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal e o encaminhamento do projeto para pintura artística de um espaço da Universidade, feita pelos próprios estudantes.

Conforme Amanda, a ideia é que possam ser realizadas ações frequentes, especialmente voltadas à saúde e ao esporte, mas também em outras áreas. “Seguimos recebendo demandas e sugestões”, ressalta. Anderson, que é estudante de Enfermagem, mas já é graduado em Educação Física, revela que há muitas possibilidades que, aos poucos, serão implementadas. “Pensamos em palestras, exames/testes rápidos, rodas de conversa, atividades físicas, culturais e de lazer. Tudo o que envolva a prevenção de doenças e a promoção da saúde, tanto física quanto psicológica”, destaca.

Quem quiser ficar informado sobre a programação do Projeto pode acessar o Instagram @ppsuffs.