Projeto de Pesquisa sobre impactos da Soja no Cone Sul será apresentado na UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 08 de fevereiro de 2017 10h02min / Atualizado em: 13 de fevereiro de 2017 08h02min

O grupo de estudos “História, Ciência e Ambiente" da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó apresenta na quinta-feira (09), às 17h30min, na sala 309 do Bloco A, um dos projetos de pesquisa que será desenvolvido durante esse ano, aprovado pela Fundação Araucária.

O projeto intitulado "O corredor da Soja no Cone Sul: uma história ambiental comparada", aprovado em Edital da Fundação Araucária, é coordenado pelo professor da Unicentro, Jó Klanovicz, e conta com os professores e pesquisadores da UFFS – Campus Chapecó, Claiton Marcio e Samira Moretto, Gustavo Zarrilli da Universidad de Quilmes, na Argentina, e Marcos Gerhardt, da Universidade de Passo Fundo - RS.

Segundo o professor da UFFS – Campus Chapecó, Claiton Marcio, a temática da pesquisa surgiu da necessidade de entender as relações estruturais de movimentos políticos como as ditaduras do Cone Sul e suas maneiras diferenciadas de atuar sobre a natureza. Para ele, poucos trabalhos exploram as relações ambientais em contextos ditatoriais, e este projeto pretende observar como a soja foi um importante elemento para a inovação tecnológica, mas também para concentração de renda, esgotamento da fertilidade dos solos, mudanças drásticas nos territórios indígenas, aumento das desigualdades sociais, reforço de dominação a partir das relações de gênero, entre outras características.

A apresentação é aberta, assim como todas as reuniões, aos interessados (as) na participação. O grupo pretende atrair estudantes e comunidade externa com interesse na temática ambiental, visando à construção do conhecimento em um sentido amplo. “Como resultado disso, entendemos ser fundamental o estímulo a pesquisa, tanto de projetos de iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Cursos e projetos de mestrado, com um fôlego que permita o entendimento destas relações entre a natureza e sociedade”, explicou Claiton.

Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos em História, Ciência e Ambiente surgiu no primeiro semestre de 2016, aproximando professores-pesquisadores da UFFS – Campus Chapecó, interessados na temática de História Ambiental.

Coordenado pelos professores Marlon Brandt, Claiton Marcio da Silva e Samira Moretto, o grupo se reúne quinzenalmente para debates de textos clássicos sobre teoria e metodologia dessa área relativamente nova, que é a História Ambiental e suas relações, principalmente, com a ciência e a tecnologia, e também com os impactos sociais decorrentes dos processos de modernização tanto na região quanto em perspectiva global.

O grupo já realizou pesquisa documental em arquivos da região e aprovaram dois projetos de pesquisa.