Professores planejam o semestre em reuniões, comissões e oficinas
Atividades precedem o início das aulas, em 5 de março

Publicado em: 21 de fevereiro de 2018 14h02min / Atualizado em: 22 de fevereiro de 2018 13h02min

As semanas que antecedem o início do semestre 2018.1 são de planejamento na UFFS – Campus Chapecó. Prevista em Calendário Acadêmico, a semana de planejamento vai reunir professores em alguns momentos para discussões e definições para os cursos e para as aulas, que iniciam em 5 de março.

Na tarde desta quarta-feira (21), docentes que fazem parte da Comissão Local do Fórum das Licenciaturas se reúnem. A criação do Fórum foi aprovada no segundo semestre do último ano, e este será o primeiro encontro do grupo no Campus Chapecó. Entre outros assuntos, a ideia é definir uma agenda de trabalho.

Conforme a coordenadora Acadêmica, Rosane Rossato Binotto, alguns dos temas a serem abordados já vêm sendo discutidos em outros espaços. “São assuntos recorrentes nos colegiados, que precisam de momentos de reflexão e trocas de ideias”, ressalta.

Os professores da área da Saúde (Medicina e Enfermagem) participam, na quinta-feira (22), de uma oficina com o tema “Gestão e Desafios da Aula Universitária”, que será ministrada pela professora Maria Lúcia Marocco Maraschin. A mesma atividade acontece no dia 27, com professores dos cursos de Agronomia, Administração, Ciência da Computação e Engenharia Ambiental. “A professora abordará, por exemplo, estratégias de avaliação, tema sobre o qual ela tem muita experiência”, explica a coordenadora.

Os docentes das licenciaturas – Letras, Pedagogia, Geografia, História, Filosofia, Ciências Sociais e Matemática – discutirão a Base Nacional Comum Curricular em uma oficina a ser ministrada no dia primeiro, pelo professor Élsio Corá. “É um tema bastante atual e que, de certo modo, impacta na formação dos futuros professores”, afirma Rosane.

As atividades, conforme a coordenadora, foram definidas em parceria com a Direção do Campus, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e com o coordenador do Comitê Executivo Institucional do Fórum das Licenciaturas (Confor), professor William Simões.

Ela aponta ainda que vários colegiados e cursos que estão em processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos (PPCs) também têm agendas durante esse período.