Professores e estudantes compõem Serviço de Triagem Médica de Chapecó
Atendimento remoto é exclusivamente para pacientes com sintomas de Coronavírus

Publicado em: 27 de março de 2020 15h03min / Atualizado em: 27 de março de 2020 15h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Unochapecó e a prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Saúde, em um esforço conjunto, lançaram o Serviço de Triagem Médica, via contato telefônico. Quem está com sintomas do novo Coronavírus pode receber atendimento, ligando 2049-6500.

A equipe, formada por médicos professores das duas Instituições de Ensino Superior, médicos voluntários e estudantes de Medicina também voluntários – totalizando cerca de 50 pessoas – atende das 7h às 19h, todos os dias.

O principal objetivo com o atendimento remoto é evitar a sobrecarga nas emergências. Além, é claro, da proliferação mais acelerada do vírus, com o deslocamento de possíveis doentes até os serviços de saúde.

Conforme a professora da UFFS – Campus Chapecó, Grasiela Marcon, depois de conversar com o paciente e fazer o atendimento mediante um protocolo (bastante estudado e elaborado pelo grupo), os estudantes de Medicina levam os casos para a discussão com os médicos que supervisionam o as ações.

Por fim, há uma devolutiva ao paciente, que receberá todas as orientações sobre quais medidas deve tomar. “Vamos, também, estabelecer condutas. Então, pedimos que entrem em contato os pacientes sintomáticos, que têm alguma suspeita. Em casos em que for necessária uma avaliação médica presencial, será orientado que o paciente ligue para o SAMU ou busque algum serviço de urgência e emergência”, destaca ela.

Além do benefício para a comunidade, o serviço também terá um impacto para a aprendizagem dos estudantes, avalia a professora. “Será extremamente benéfico. Eles vão participar ativamente, com o primeiro contato com o paciente. Já é uma forma de estarem desenvolvendo a relação médico – paciente (não diretamente, mas indiretamente a relação acaba acontecendo), além de estabelecer raciocínio lógico, discutir os casos com os preceptores, ter uma boa abordagem na passagem do caso, aprender sobre as condutas estabelecidas, aprender a importância de ter um protocolo, com uma conduta única”, pontua.

Para a professora, essa é uma oportunidade bastante relevante aos estudantes, que estão “passando por um período de pandemia durante a formação, uma experiência que nem todos os tiveram. Diante de uma situação tão incerta, com tantas dúvidas, tão difícil para todo mundo, a ideia é tirar o que há de melhor para levar para nossa vida profissional. Os benefícios serão do ponto de vista acadêmico e enquanto profissionais, que logo estarão no mercado de trabalho”, explica Grasiela.

Ainda conforme a professora, a UFFS – Campus Chapecó, além dos professores e estudantes, teve sua parcela “fundamental”, para que o serviço ocorresse, com o trabalho da equipe de Tecnologia e Informação.