Professores da UFFS – Campus Chapecó palestram no I Ciclo de Debates sobre o desenvolvimento urbano do município
O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro e tratará sobre o planejamento urbano e estratégias de governança local

Publicado em: 22 de setembro de 2017 17h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2017 13h09min

Professores da UFFS – Campus Chapecó palestrarão no I Ciclo de Debates, que abordará o desenvolvimento urbano de Chapecó, referindo-se ao planejamento urbano e às estratégias de governança local. O evento foi proposto pelos vereadores Marcilei Vignatti (PT) e Valmor Scolari (PSD) e ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro no Plenário da Câmara Municipal. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 26

O ciclo propõe-se a produzir reflexões e construir um panorama atual e futuro de pesquisas e aspectos legais, assim como de experiências que apontem para o enfrentamento dos principais desafios do desenvolvimento urbano, em temas como o desenvolvimento econômico, social e espacial, infraestrutura e governança.

No dia 27 de setembro, a partir das 9h, serão abordados os “Desafios da sustentabilidade e participação social” com a mediação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, e “O homem no ciclo da água”. Além disso, serão apresentadas pesquisas que tratam do tema do I Ciclo de Debates. O trabalho "Paisagem e Sistema de espaços livres no município de Chapecó - SC: um estudo a partir do ordenamento territorial", da professora da UFFS - Campus Erechim, Daiane Regina Valentini, será apresentado na tarde de quarta-feira (27).

Já no dia 28 de setembro, das 9h às 12h, com o tema “Perspectivas do planejamento e da gestão urbana em Chapecó”, o professor Alexandre Matiello palestrará sobre a mobilidade urbana, e o professor Ederson Nascimento falará sobre “A expansão urbana e desigualdades socioespaciais”. Sobre o assunto de sua palestra, o professor Matiello destaca que a ideia é discutir a mobilidade urbana a partir da participação democrática de diversos segmentos sociais, compreendendo-a como reflexo do processo civilizatório. Ele enfatizará aspectos da educação para o trânsito, qualidade de vida urbana e de mobilidade segura. Já o professor Ederson Nascimento pretende, em sua fala, tratar dos principais condicionantes que impulsionaram o processo de expansão horizontal da cidade nas últimas décadas, com ênfase nas desigualdades no uso de solo, de padrões sociais de habitabilidade e de oferta da infraestrutura.

Os professores da UFFS – Campus Chapecó contarão com a companhia do professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Rógis Juarez Bernardy, que abordará o assunto “Cidade média monocêntrica e policêntrica: análise da sustentabilidade do uso do solo urbano de Chapecó”. Durante a tarde o evento tratará de “Experiências de desenvolvimento de cidade médias”, que tem como mediador o professor do curso de Ciências Sociais  e membro da CEPAL/ONU para a implantação do pacto Habitat III, Christy Ganzert Pato.

O evento é uma parceria da Câmara Municipal com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Prefeitura de Chapecó e o Programa Rede Guarani Serra Geral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Acesse a programação completa.