Professoras da UFFS – Campus Chapecó lançam livro sobre a cultura estudantil universitária
A obra trata da vida acadêmica, cultura estudantil universitária e traz reflexões sobre as políticas de educação para o Ensino Superior

Publicado em: 14 de setembro de 2017 14h09min / Atualizado em: 14 de setembro de 2017 16h09min

O livro “Políticas de Expansão Universitária: Reflexões sobre a Vida Acadêmica”, organizado pelas professoras Ariane Franco Lopes da Silva (UFFS), Lísia Regina Ferreira (UFFS) e Romilda Teodora Ens (PUC-PR), editado pela PUCPRess (Curitiba), é fruto de um projeto de investigação coordenado pela professora Ariane e que contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq/MEC/CAPES).

As três professoras, em pé, seguram o livro durante o evento de lançamento

Estão reunidos, no livro, artigos sobre pesquisas desenvolvidas com a temática da vida acadêmica e da cultura estudantil universitária e reflexões sobre as políticas de educação para o Ensino Superior. Traz reflexões de autores, brasileiros e portugueses, sobre as transformações pelas quais está passando a Educação Superior, tanto no Brasil quanto na Europa, em relação às políticas públicas de acesso e de permanência na universidade, bem como as dimensões éticas da área docente. Vários desses estudos foram realizados por uma rede de pesquisadores que integram a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade, Educação (CIERS-ed), sediado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

O livro foi lançado em Curitiba, no dia 30 de agosto, durante o XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIP/Cátedra UNESCO). A biblioteca da UFFS receberá em breve alguns volumes dessa obra, e as organizadoras convidam a comunidade acadêmica a explorar o livro, aprofundando a análise das políticas públicas na Educação Superior, articulando-a com a temática da cultura universitária.