Professor tem participação em dois capítulos de livro
Publicação trata sobre o cultivo da pereira

Publicado em: 08 de outubro de 2019 12h10min / Atualizado em: 08 de outubro de 2019 14h10min

Quem deseja pesquisar ou trabalhar com a cultura da pereira tem um novo material à disposição. O livro "Pears: Cultivars, Production and Harvesting", lançado em agosto, tem dois capítulos com a participação do professor da UFFS – Campus Chapecó, Clevison Giacobbo: em um, é o autor principal; no outro, coautor. O livro, em inglês, pode ser encontrado para  compra no site da editora.

O capítulo 1,  Propagation and Orchard Establishment (Propagação e estabelecimento de pomares; Clevison Luiz Giacobbo, Américo Wagner Júnior, Mateus da Silveira Pasa, Bruno Carra e outros), trata da formação das plantas (mudas) e implantação de novos pomares de pereira. Confome o professor, aborda “os métodos e técnicas mais recentes e inovadores tanto para a formação das plantas quanto para implantação de pomares”.

Já no capítulo 4, Vegetative Growth Control (Controle do desenvolvimento vegetativo; Mateus da Silveira Pasa, Clevison Luiz Giacobbo, Bruno Carra, Carina Pereira da Silva, Juliano Dutra Schmitz e outros), os autores trabalham métodos de controle do vigor das plantas, buscado controlar especialmente o volume de copa. Isso torna “as plantas mais compactas para possibilitar pomares mais adensados, que é o que se usa na cultura da pereira, mundialmente”, ressalta.

De acordo com o professor, o livro é técnico e traz experiências do grupo com pesquisas ao longo de algum tempo. “Ele contém informações bem atuais, algumas que dificilmente serão encontradas em outras publicações. Por ter trabalhado minha tese de doutoramento e tendo a possibilidade de ter realizado uma parte dos trabalhos na Itália, com a cultura da pereira, posso garantir que para quem pensa em trabalhar com pereira no Brasil, terá um bom referencial, da mesma maneira que profissionais que trabalham com a área poderão ter, com esse livro, um bom guia para trabalhar com a cultura da pereira, desde a produção de mudas até a colheita. Especialmente, pelo fato que no Brasil, temos poucas informações técnicas sobre essa cultura”, finaliza o professor.