Prefeitos da AMOSC visitam a UFFS – Campus Chapecó
Prefeitos puderam conhecer os cursos oferecidos na área da saúde e laboratórios

Publicado em: 04 de maio de 2017 14h05min / Atualizado em: 05 de maio de 2017 09h05min

Construir junto com a Universidade a ampliação da estrutura de saúde da região Oeste, em especial no que se refere ao atendimento da população em áreas nas quais os municípios têm dificuldade, foi o objetivo principal de uma reunião de prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó.

Os prefeitos foram recebidos pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Emerson Neves da Silva, pela diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, pela coordenadora do curso de Enfermagem, Valéria Faganello Madureira, pela coordenadora do curso de Medicina, Maria Conceição de Oliveira, e pelo coordenador do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas na Região Oeste de Santa Catarina (CRR), Anderson Funai. Também participaram da reunião professores dos cursos de Enfermagem e Medicina, secretários de saúde de municípios da AMOSC e outros profissionais.

Durante a visita, os prefeitos e profissionais puderam conhecer os cursos de Enfermagem e Medicina oferecidos na UFFS – Campus Chapecó e também visitaram a estrutura de laboratórios dos cursos. Em seguida, se reuniram também com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, para tratar especificamente das demandas e possíveis parcerias com a Universidade para a área da saúde.

Segundo o vice-reitor, Antônio Andrioli, as conversas com a AMOSC iniciaram com a proposição de uma residência médica em Psiquiatria e do desafio que é essa área para a região Oeste do Estado. “Logo visualizamos outros desafios e por isso a ideia de os prefeitos também virem conhecer a Universidade, conhecer a nossa estrutura, conhecer os nossos cursos e podermos dialogar no sentido de juntar forças junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal para ampliarmos as estruturas. A Universidade pode entrar com o que nós temos de melhor, que é a formação de profissionais e colocar esses profissionais já durante a sua formação nos espaços de prática e construirmos para a região um novo cenário de saúde para o futuro ”, afirmou.

Para Andrioli, a visita também foi importante para que os prefeitos pudessem ver como é a realidade da Universidade, pois muitos estudantes de todos os municípios da região estudam no Campus Chapecó, vão se formar e se tornar profissionais que vão procurar uma inserção nessa região. “A estrutura que a Universidade tem, que é uma estrutura pública, desde os seus cursos, seus laboratórios, precisa ser conhecida. E que ela possa estar à disposição dos municípios, que é outra estrutura pública, e possamos fazer essa relação também com o Estado e a União”, concluiu.