Pesquisa sobre a covid-19 na UFFS é tema do “Ciência no Boteco”
Projeto de extensão terá informações sobre as pesquisas e os resultados preliminares.

Publicado em: 23 de setembro de 2021 17h09min / Atualizado em: 24 de setembro de 2021 12h09min

O Projeto de extensão “Ciência no Boteco” terá, em sua edição da próxima quinta-feira (30), às 19h, um dos assuntos mais falados ultimamente: covid-19. Porém, será sob a perspectiva da pesquisa sobre a doença na UFFS, com relatos de resultados preliminares.

Os interessados no tema podem se inscrever até as 18h do dia 30. O evento será on-line, no YouTube do Ciência no Boteco, e os participantes terão direito a um certificado de duas horas.

As professoras e coordenadoras das pesquisas, Zuleide Maria Ignácio e Margarete Dulce Bagatini, trarão as informações sobre as pesquisas. Além delas, falarão sobre as pesquisas as estudantes e pesquisadoras dos projetos Amanda Gollo Bertollo, Júlia Leão Batista Simões e Maiqueli Eduarda Dama Mingoti

A professora Zuleide explica que as pesquisas em parceria com a UNESC (Criciúma) têm por objetivo principal verificar o efeito da infecção e das alterações biológicas provocadas pelo vírus na função do sistema nervoso. Essas investigações científicas, segundo a professora Zuleide, que as coordena na UFFS – Campus Chapecó, analisam se a infecção causa alterações neuropsiquiátricas, tais como estresse, ansiedade, depressão, problemas na qualidade do sono e problemas cognitivos, como perda de memória de curta ou longa duração.

Paralelamente, há pesquisas avaliando estresse oxidativo, inflamação e funções relacionadas a um sistema metabólico denominado sistema purinérgico, que está relacionado com a regulação de muitas funções no organismo humano. Nessa pesquisa, da qual a professora Margarete está à frente, está sendo feita a comparação dos efeitos da infecção em indivíduos que tiveram sintomas graves, moderados e leves.

Para as pesquisas, voluntários que tiveram covid-19 e outros, que não tiveram a doença, responderam a questionários sobre a saúde mental e tiveram sangue e material biológico coletados. Os grupos – dos quais fazem parte, além das professoras, outros pesquisadores, estudantes, técnicos administrativos e membros externos – estão, no momento, analisando os dados dos questionários.

Na pesquisa relacionada ao sistema purinérgico, já há dados preliminares. Eles indicam diferenças significativas de acordo com a gravidade dos sintomas. “Podemos afirmar que o SARS-CoV-2 é capaz de alterar a sinalização purinérgica, assim como os marcadores de estresse oxidativo, dependendo do nível de gravidade da doença”, ressalta a professora Margarete.

A professora Zuleide aponta que os resultados preliminares da pesquisa do sistema purinérgico já foram submetidos a publicação em um periódico internacional, e o manuscrito está em fase de revisão por cientistas da área.

“Além disso, temos estudos de revisão sobre covid-19 e saúde neuropsiquiátrica, sendo que alguns já foram publicados em periódicos internacionais e outros estão em fase de revisão por cientistas da área”, pontua a professora Zuleide. Outros vários artigos de revisão, que, de acordo com a professora Margarete, embasam os resultados experimentais, já foram publicados (veja, abaixo).

A coleta de dados, análises e investigações continuam. A primeira fase da pesquisa em parceria com a UNESC foi finalizada agora, no mês de setembro. Desde o mês de agosto o grupo vem coletando dados dos participantes voluntários que participaram na primeira fase e convidando-os para a segunda fase.

Em todas as pesquisas, cerca de 20 estudantes de Enfermagem e Medicina participam em várias frentes: no contato; agendamento; entrevistas iniciais, antes da coleta; coleta de material biológico; tabulação dos dados em um software de dados (EpiData) e atuação nos laboratórios da UFFS, realizando o processamento laboratorial dos materiais biológicos e armazenando-os para futuras análises bioquímicas.

Segundo a professora Zuleide, as  pesquisas com covid na UFFS vêm avançando, inclusive o grupo está investindo em novos projetos. “Atualmente estamos nos organizando para iniciar uma pesquisa que avaliará a intervenção de um protótipo criado por professores e estudantes da Escola Estadual Bom Pastor. Nessa pesquisa, vamos avaliar a função do protótipo na saúde física e mental de pessoas que ficaram com sequelas respiratórias após a recuperação da infecção”, finaliza ela.

Artigos de revisão já publicados

Impact of COVID-19 in the Mental Health in Elderly: Psychological and Biological Updates

Purinergic Signaling of ATP in COVID-19 Associated Guillain-Barré Syndrome

Anti-inflammatory Therapy by Cholinergic and Purinergic Modulation in Multiple Sclerosis Associated with SARS-CoV-2 Infection