Pesquisa sobre a covid-19 busca voluntários
Quem quiser colaborar com a ciência pode ser voluntário em investigação científica na qual a UFFS – Campus Chapecó é uma das instituições realizadoras

Publicado em: 23 de junho de 2021 10h06min / Atualizado em: 24 de junho de 2021 13h06min

Uma pesquisa sobre a covid-19 está precisando de voluntários. A UFFS – Campus Chapecó é parceira da Unesc (Criciúma) nessa investigação científica, que visa entender se houve efeitos na saúde mental de pessoas que tiveram covid-19 e se restaram consequências biológicas da doença no corpo.

Podem ser voluntárias, pessoas que foram diagnosticadas com covid-19 e também quem não teve a doença (que serão os indivíduos controle). Conforme a professora Zuleide Maria Ignácio, coordenadora em Chapecó, o trabalho científico depende dos voluntários para “evoluir com a pesquisa e termos mais conhecimentos relevantes sobre as consequências da covid-19  na saúde mental e qualidade de vida das pessoas”.

Quem desejar ser voluntário, receberá os resultados de exames de perfil lipídico, além de poderem fazer o teste rápido para a verificação se já tiveram ou não contato com o vírus.

As coletas são feitas na reitoria da UFFS (antigo Colégio Bom Pastor) e, no sábado (26), será mais um dia de pesquisa. Os possíveis voluntários devem entrar em contato com a professora Zuleide pelo whatsapp (48) 9968-2966.

Saiba mais

O título da pesquisa é “Investigação de marcadores de dano neuronal e neuroinflamatórios e suas relações com transtornos neuropsiquiátricos em sujeitos positivos para covid-19”.

O projeto é multicêntrico e tem coordenação geral da professora Gislaine Zilli Réus (Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc). Ele foi selecionado e conta com fomento do CNPq, pela Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit No 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.

Na UFFS – Campus Chapecó, o projeto é coordenado pela Professora Zuleide Maria Ignácio, do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas (PPGCB).