Pesquisa premiada aborda utilização de bioestimulante em sementes
Trabalho apresentado em evento científico recebeu menção honrosa

Publicado em: 10 de outubro de 2019 11h10min / Atualizado em: 10 de outubro de 2019 13h10min

O estudante de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó Fernando Ternus foi premiado com menção honrosa como o melhor pôster apresentado no V Workshop de Ciência e Tecnologia da UTFPR em Francisco Beltrão (PR). O trabalho apresentado faz parte do projeto de pesquisa ''Bioestimulantes no tratamento de sementes de hortaliças'' (registrado no sistema Prisma sob número PES-2019-0037), orientado pela professora Vanessa Neumann Silva.

O trabalho, que recebeu a menção honrosa, é intitulado "Tratamento de sementes de chicória com bioestimulante". A ideia é utilizar o bioestimulante visando a diminuição do tempo de produção de mudas e a resistência aos estresses bióticos e abióticos.

As sementes de chicória foram tratadas com o bioestimulante a base de alga marrom (Ascophyllum nodosum). Depois, ficaram para secar durante 24 horas em temperatura ambiente. “O resultado foi que o uso do Bioestimulante aumentou a porcentagem de germinação e, com isso, houve perdas menores na produção de mudas e maiores ganhos aos agricultores”, ressalta o estudante.

A menção honrosa do trabalho de Fernando, que foi voluntário durante um ano no projeto, é motivo de alegria para a orientadora, professora Vanessa. “É muito gratificante para nós, como professores, ver nossos alunos evoluindo. Essa premiação reflete o empenho do estudante, assim como dos demais que fazem parte do nosso grupo de pesquisa e contribuíram na realização do trabalho”.

Fernando acredita que participar de um grupo de pesquisa agregou muito para sua formação. “Aprendizado, conciliando a teoria e a prática, e também a união do grupo contribui com crescimento pessoal e profissional. O trabalho em equipe é um meio de troca de conhecimento e de amadurecimento pessoal. E também me despertou um lado de pesquisador, pois os resultados obtidos demonstram que podemos solucionar problemas e é importante continuar buscando soluções que tenham aplicações práticas, e difundindo esse conhecimento. A pesquisa me ajudou, também, vendo mais coisas além da sala de aula, vivenciando algo inovador. Foi uma satisfação receber esse prêmio, sendo que não é só meu; é de todo o grupo de pesquisa e, em especial, da que mais nos motiva, que é a professora Vanessa Neumann Silva.”, destaca ele.