Palestra trará relação entre Filosofia e Artes Marciais
Professor faixa preta em Jiu Jitsu falará a professores, estudantes e interessados em Filosofia, Educação Física e Artes Marciais

Publicado em: 13 de novembro de 2017 17h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2017 16h11min

A relação entre as artes marciais – mais especificamente o Jiu Jitsu – e a Filosofia será discutida numa palestra com o professor do Departamento de Filosofia da UFSC, Alexandre Meyer Luz. Será  no auditório do Bloco dos Professores da UFFS – Campus Chapecó, na quarta-feira (22), a partir das 9h.

Praticante de artes marciais há 16 anos, o professor é faixa preta de Jiu Jitsu. Como viria para a UFFS palestrar sobre outro tema, o próprio professor Alexandre propôs abordar o assunto, pouco explorado na Filosofia ocidental. Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó, Flávio Zimmermann, a ideia foi considerada ótima, no sentido de oportunizar o momento a professores e estudantes, especialmente de Filosofia e Educação Física.

O professor Alexandre pontua que a tese de que as artes marciais são um caminho para a formação do caráter do indivíduo não é estranha. Segundo ele, em muitos países, inclusive, elas fazem parte do currículo das escolas e são utilizadas como ferramentas de formação de bons cidadãos. “mas numa sociedade muito complexa como as contemporâneas, a pergunta que se faz é ‘o que é ser um bom cidadão?’”, questiona ele.

Conforme o professor, muitas vezes assume-se uma suposição teórica do que é a violência, sem uma compreensão fina sobre as diferenças entre agressividade e violência. “Dentro da universidade, quando vou falar sobre as artes marciais, lembro que elas não ensinam violência, ensinam a canalizar, a saber usar o corpo de maneira mais eficiente dado algum eventual objetivo de agressividade. Ensinam as pessoas a lidar com a violência”.

O evento é aberto a todos que quiserem participar. As inscrições podem ser feitas na hora e são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas enviando e-mail para inscricao.filosofia.uffs@gmail.com.