Oficina on-line aborda análise teórica e prática de documentos
Evento acontece na quinta-feira (10), a partir das 19h

Publicado em: 08 de dezembro de 2020 17h12min / Atualizado em: 09 de dezembro de 2020 10h12min

O professor Fernando Vojniak ministra uma oficina on-line na quinta-feira (10), a partir das 19h. O tema é “Cultura escrita e história: análise teórica e prática de documentos”, e todos os interessados podem participar pelo link da oficina.

Segundo o professor, o objetivo da oficina é apresentar importantes conhecimentos envolvidos na análise de documentos. Na perspectiva da atividade historiadora, pretende-se relacionar as teorias da cultura escrita e da oralidade com as teorias da história cultural do livro e das práticas de leitura e escrita, de modo a demonstrar alguns aspectos comparativos e históricos das culturas orais e escritas como caminhos possíveis na análise de documentos.

Durante a oficina, também serão apresentadas partes de um estudo especializado sobre correspondências, para demonstrar, na prática, o emprego de teorias e técnicas úteis na análise de documentos históricos.

O projeto do professor foi contemplado pelo edital municipal de fomento e circulação das linguagens artísticas do município de Chapecó (2020).