Oficina “Da Garagem ao Galpão” terá mistura de gêneros musicais
Inscrições estão abertas a todos os interessados

Publicado em: 10 de setembro de 2018 16h09min / Atualizado em: 11 de setembro de 2018 13h09min

Na abertura das atividades preparatórias para o “I Festival Cultura de Fronteira” na UFFS – Campus Chapecó, acontece, no sábado (15), a oficina “Da Garagem ao Galpão”. As inscrições estão abertas a todos os interessados – inclusive da comunidade regional. A oficina, com Emerson Gottardo e Grupo e Banda Tio Phill, inicia à tarde, às 13h, no Galpão Multicultural (próximo ao Restaurante Universitário), mas já pela manhã haverá uma programação especial, com café campeiro e recepção da Chama Crioula.

 

A programação terá dois momentos: no primeiro, haverá uma oficina musical, com demonstração de instrumentos musicais e um breve histórico de cada um – violão, guitarra, viola, contrabaixo, gaita pianada, gaita de botão, bateria completa, bombo legueiro e cajón. Os presentes poderão manusear e sentir a sonoridade dos instrumentos.

Depois, os grupos farão uma Palestra Show Musical Cultural. Serão apresentados clássicos gaúchos e um breve histórico sobre a cultura e a Semana Farroupilha. Aos poucos, juntam-se a Emerson Gottardo e Grupo, os músicos da Banda Tio Phill. As músicas ganharão uma releitura, misturando os estilos rock e nativismo gaúcho, buscando refletir sobre “Respeito às diferenças: queremos um mundo com mais cooperação e menos competição”. Para finalizar, a Banda Tio Phill tocará clássicos do rock.

Alguns objetivos do evento são: identificar a importância da diversidade cultural na sociedade, promover a reflexão sobre a importância da música e despertar o interesse em tocar um instrumento musical, além de incentivar a integração, interação e coletividade social.