O Grupo de Estudos “Atlas das Línguas em Contato na Fronteira” reinicia trabalhos
Próximo encontro do grupo será em maio

Publicado em: 18 de abril de 2017 09h04min / Atualizado em: 18 de abril de 2017 11h04min

O Grupo de Estudos e Pesquisa “Atlas das Línguas em contato na Fronteira” retomou seus encontros no mês de abril e está aberto para receber novos membros. O grupo discute temas ligados à linha de pesquisa "Diversidade e Mudança Linguística do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL)", tais como o contato de línguas com ênfase em línguas minoritárias de imigração, bilinguismo, língua materna e segunda língua, manutenção linguística e atitudes e comportamento linguístico.
A área da pesquisa do grupo se delimita na região de fronteiras internacionais, estaduais e regionais, agora com foco voltado especificamente para o Oeste Catarinense, com a meta de fazer um atlas linguístico da região.
Para a professora, Cristiane Horst, a diversidade linguística presente no Oeste Catarinense se evidencia através da presença de línguas indígenas e de imigração, tais como variedades alemã(s), polonesa(s) e italiana(s); ucraniana(s), russa(s), árabe(s), chinesa(s) inclusive, mais recentemente temos a presença de línguas de outros adstratos, tais como o crioulo haitiano e o senegalês. “Essas línguas foram e continuam sendo importantes para a constituição da região, uma vez que são formadoras de identidades étnicas”, explicou.
Atualmente, o grupo é formado por aproximadamente 20 estudantes da Graduação em Letras Português e Espanhol e do Mestrado em Estudos Linguísticos e terá encontros mensais, das 14h às 17h, no Laboratório de Estudos Linguísticos, no Bloco A. Os interessados podem entrar em contato com a professora Cristiane pelo e-mail: cristianehorst@uffs.edu.br ou com o professor Marcelo Krug pelo e-mail: marcelokrug@uffs.edu.br