Monge de Tantra Yoga palestra sobre “Meditação na Atual Transição Planetária”
Evento é aberto a todos os interessados e faz parte das ações de Projeto de Extensão

Publicado em: 05 de junho de 2019 13h06min / Atualizado em: 05 de junho de 2019 13h06min

O monge de Tantra Yoga, Dada Acarya Jinanananda Avadhuta, africano que vive no Brasil desde a década de 1990, estará na UFFS – Campus Chapecó na sexta-feira (7) para a palestra “Meditação na Atual Transição Planetária”. O monge, que faz parte da Organização Internacional Ananda Marga, falará aos interessados a partir das 14h, no Auditório da Biblioteca. A ação faz parte do Projeto de Extensão "Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LabPics)".

Conforme a coordenadora do LabPics, Maria Eneida de Almeida, o objetivo do evento é “proporcionar um momento de reflexão sobre os atuais acontecimentos no Planeta Terra, de toda ordem humana, como os aspectos do clima, do ambiente, das guerras e os desafios que a humanidade enfrenta neste início de século XXI. Uma das possibilidades de enfrentamento, conhecida há milênios, é a meditação. E é esta reflexão que Dada Jinanananda poderá compartilhar”.

Essa é a segunda vez que o monge vem até a UFFS – Campus Chapecó. Na primeira, em outubro de 2018, abordou a Medicina Ayurvédica e Meditação na saúde, na longevidade e na alegria da sociedade contemporânea.

Conforme a professora, o projeto, entre outras, tem como finalidade a realização de palestras relacionadas à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida para a comunidade acadêmica – docentes, discentes, técnicos e gestores, bem como para a comunidade regional. Assim, a ideia é levar, à comunidade acadêmica e para a sociedade, conhecimentos e vivências em práticas corporais e mentais ou outras técnicas/tecnologias em saúde. “Vivemos no mundo ocidental onde vige a hegemonia da ciência moderna e seus recursos de intervenção tradicional com saberes e práticas biomédicas. Ampliar esse olhar por meio de métodos de medicinas milenares, como a Medicina Ayurvédica, foi fundamental, não somente para tratamentos e curas, mas sobretudo para mudanças e transformações dos hábitos do nosso cotidiano”.