Mestrado em Ciências Biomédicas é o primeiro público no Oeste catarinense
Em breve será publicado o edital do processo seletivo para admissão de até 15 mestrandos

Publicado em: 30 de julho de 2020 10h07min / Atualizado em: 30 de julho de 2020 12h07min

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas (PPGCB), da UFFS – Campus Chapecó, aprovado pela Capes em dezembro de 2019, terá a publicação do seu primeiro edital de processo seletivo em breve. Esse é o primeiro mestrado da área de Medicina II da região Oeste catarinense e o segundo de Santa Catarina oferecido em instituições públicas.

O PPGCB tem duas linhas de pesquisa: Estresse Oxidativo, Inflamação e Sistema Purinérgico; e Diagnóstico, Inovação e Intervenções Terapêuticas em Saúde. Conforme a coordenadora do PPGCB, professora Débora Tavares de Resende e Silva, as linhas são convergentes às pesquisas e à atuação dos docentes.

O programa conta com 13 professores permanentes, todos doutores. Conforme a coordenadora adjunta do PPGCB, Margarete Dulce Bagatini, os docentes têm boa produtividade, “o que influenciou muito na aprovação do programa pela Capes, além de não haver outro programa de pós-graduação público na área, na região”.

A professora Margarete ainda ressalta a importância das pesquisas na área das Ciências Biomédicas, citando o exemplo da pandemia. “Em um momento como o nosso, de pandemia, a que você vai recorrer? Recorrer às pesquisas. E estamos percebendo que a maioria das pesquisas são de instituições públicas, então mostra ainda mais a importância de termos um mestrado, justamente buscando desenvolver a região, levar mais conhecimento aos profissionais das áreas da saúde e formar professores que atuam mas não têm formação de mestrado ou doutorado”.

No PPGCB, as pesquisas serão tanto na área básica quanto na aplicada, conforme a professora Débora. “Visamos aumentar a base de conhecimento científico na pesquisa básica, mas também temos uma linha de pesquisa de atuação com a pesquisa aplicada, relacionando com diagnósticos, intervenções terapêuticas, com essa parte dirigida à solução de problemas de saúde”, ressalta ela.

O grupo pesquisa várias áreas, desde as relacionadas aos cânceres – os mais diversos, como de mama, melanoma – com investigações de substâncias que possam atuar nos tumores ou medidas que possam melhorar a qualidade de vida desses pacientes, como é o caso do exercício físico e pesquisas relacionados a doenças mentais.

“Nossas pesquisas tratam de diversas doenças (agudas, crônicas, infecciosas, ligadas ao sistema purinérgico, estresse oxidativo) e medidas terapêuticas que podem beneficiar os pacientes. Atuamos tanto com medidas farmacológicas (compostos sintéticos, naturais) como medidas não farmacológica (como exercícios físicos e práticas de terapias complementares – PICs)”, explica a professora Margarete.

Segundo a professora Débora, serão ofertadas até 15 vagas no processo seletivo. A perspectiva é que o edital tenha 40 dias de inscrições abertas. Os candidatos deverão enviar o currículo, um pré-projeto de pesquisa e, depois, passarão por uma entrevista e arguição do pré-projeto. Quem tiver interesse em participar do processo seletivo deve estar atento às publicações na página do PPGCB, especialmente ao edital.