Mesa-redonda no Campus Chapecó discute meio ambiente e saúde

Publicado em: 04 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Os desequilíbrios do meio ambiente como desafios para os profissionais da saúde foi o tema de uma mesa-redonda realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, na manhã de quinta-feira (4).

A atividade foi promovida pelos professores Paulo Barbato, Agnes Cruvinel, Maíra Rossetto e Maria Eneida de Almeida do componente curricular Saúde Coletiva do Curso de Medicina, mas também integrou os cursos de Geografia, Engenharia Ambiental e Geografia.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Maria Conceição de Oliveira, a atividade foi pensada para mostrar aos alunos os diversos olhares sobre um tema complexo como ambiente e saúde e assim fomentar as pesquisas e soluções necessárias para essas áreas. “Além de demonstrar as diferentes perspectivas, queremos também promover, de fato, a interdisciplinaridade entre os cursos da Universidade. Esse evento é um exemplo de um tema que pode ser discutido em conjunto com diversas áreas”, explicou.

No evento, conforme a professora Maria Eneida de Almeida, a ideia foi abordar como as modificações do meio ambiente agridem o modo de vida das populações. Exemplos, segundo ela, são a produção de alimentos e a água disponível na natureza. “As transformações das questões ambientais que afetam diretamente o solo e o ar afetam a saúde dos trabalhadores e a saúde das populações em geral, sobretudo no que se refere à água potável e à produção de alimentos. É diante de um quadro não muito otimista que os alimentos consumidos pelos brasileiros estão regados a veneno, e as nascentes estão sob risco de grande toxicidade”, destacou.

Participaram da mesa os professores do curso de Geografia, Willian Simões, de Engenharia Ambiental, Paulo Roger, e de Agronomia, Geraldo Ceni Coelho, e a professora da Medicina, Maria Eneida de Almeida.