Medicina da UFFS – Campus Chapecó é conceito 5 na avaliação do MEC
Comunidade acadêmica comemora a nota máxima

Publicado em: 30 de maio de 2022 13h05min / Atualizado em: 30 de maio de 2022 13h05min

O curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó recebeu o conceito máximo, 5, na avaliação do MEC. O resultado veio após a comissão designada pelo ministério passar dois dias na Instituição, examinando e ponderando sobre a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente.

A comissão visitou instalações do campus, locais de prática dos alunos, realizou reuniões com estudantes, professores, Núcleo Docente Estruturante (NDE), colegiado do curso e dirigentes do Campus Chapecó.

“A nota é o resultado de todo um conjunto de esforços de pessoas que se envolveram durante estes anos, de uma estrutura laboratorial, estrutura externa, onde acontecem os campos de prática. Então, reflete um esforço imenso. Quando se trata de avaliação, sempre ficamos um pouco apreensivos. O resultado final sendo o conceito máximo, nos deixa tranquilos: o trabalho que vem sendo executado é adequado, e o nosso compromisso é manter esse trabalho. Nós, do Campus Chapecó, estamos extremamente felizes e, ao mesmo tempo, comprometidos em manter esse conceito e a qualidade para o curso de Medicina, a exemplo do que procuramos fazer em todos os cursos”, ressalta do Diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol.

A coordenadora do curso, professora Thais Nascimento Helou, parabeniza toda a comunidade acadêmica e comenta sobre o curso e a nota máxima recebida pelo MEC: “A nota conquistada na avaliação reflete o trabalho incansável e a dedicação de alunos, professores, técnicos, coordenadores e dirigentes desde antes de sua implantação. Nossa universidade, pública e gratuita, demonstrou que forma médicos capazes de atuar em todos os níveis de atenção integral à saúde, com foco no Sistema Único de Saúde, de modo ético e humanista, comprometido com a pesquisa e a ciência médica. Continuamos o trabalho no sentido de nos aprimorarmos cada vez mais, sempre em busca da excelência no atendimento à população”.

O orgulho também é dos estudantes. “Estou muito feliz em fazer parte deste momento como discente de Medicina em uma Universidade Pública de qualidade que tem prezado pela formação completa dos futuros profissionais. Portanto, no meu ponto de vista, a nota máxima representa a união de todos os esforços para a construção do curso e a resposta de que estamos no caminho certo”, afirma Fernanda dos Anjos, estudante da oitava fase do curso.

Histórico do curso

O curso de Medicina foi implantado no Campus Chapecó em 2015, fruto da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, com o objetivo de formar médicos que se fixassem e atuassem pelo SUS na região. “Após a formação da primeira turma de egressos, já é possível evidenciar que o objetivo foi cumprido, com o emprego de egressos em diferentes hospitais e unidades de Chapecó e região”, assinala a professora Thais.

Segundo ela, desde seu início, o currículo do curso segue as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, usando metodologias ativas de ensino, e organizado de forma a atender às necessidades de saúde locais, promovendo integração e interdisciplinaridade e atuação em equipes multiprofissionais durante toda a trajetória no curso, inclusive nas fases mais iniciais.

Dentre as conquistas mais importantes, a professora destaca a inauguração do Centro de Especialidades do Bairro Esplanada, em 2021, com recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas à UFFS. Desde então, a UFFS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, realiza atendimentos em diferentes especialidades.

A estudante Fernanda também frisa que o curso da UFFS – Campus Chapecó proporciona várias outras possibilidades, muito além do que é obrigatório no currículo. “Além de cursar os componentes curriculares, a UFFS nos proporciona inúmeras áreas de atuação para crescimento profissional e pessoal. Fui coordenadora geral do Centro Acadêmico de Medicina (CAMIC), participei como membro da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM), fui bolsista de um Projeto de Extensão, o qual desenvolvemos um aplicativo informativo sobre o Coronavírus (COVID-19) no auge da pandemia e já participei como organizadora de inúmeros eventos. Atualmente, sou bolsista em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) e voluntária em Pesquisa sobre Fibrose Cística. Até aqui, já publicamos três artigos científicos, um relato de caso e um capítulo de livro, todos em revistas internacionais”.

Fernanda ainda salienta que outro ponto fundamental é o comprometimento, a participação e o envolvimento dos estudantes do curso em projetos de pesquisa. “Isso ocorre graças à excelente formação e dedicação de docentes orientadores, que desenvolvem diversas linhas de pesquisa na área médica na UFFS. Além disso, a universidade conta com laboratórios disponíveis para nossa atuação e editais de fomento para pesquisadores, o que é uma grande vantagem”, finaliza Fernanda.

João Victor Garcia, médico formado pela UFFS - Campus Chapecó, considera que foi desafiador estar na primeira turma do curso, mas houve muita dedicação de todos no sentido do curso ser conhecido e reconhecido pela comunidade. Apesar do desafio, ele observa que, ao longo do tempo o curso veio se estruturando e que mesmo ele e sua turma, tiveram a oportunidade de vivenciar tudo o que precisavam para saírem bons profissionais.

“Cursar Medicina na UFFS certamente me preparou para o mercado de trabalho e me oportunizou sair um profissional qualificado na profissão". Hoje, atuando no Hospital Regional do Oeste (HRO), ele segue contribuindo com o curso. Agora, de outra forma. "É muito gratificante hoje estar em um cenário de prática da UFFS e ser preceptor hoje, ser procurado pelos professores para receber os estudantes. É recompensador pessoal e profissionalmente", enfatiza ele.

Conheça mais sobre o curso no site da UFFS.