Medalhas, menções honrosas e satisfação na premiação dos participantes da OMOC
Olimpíada, organizada pela UFFS – Campus Chapecó, teve a cerimônia de encerramento da segunda edição com estudantes, pais, professores e gestores

Publicado em: 07 de dezembro de 2018 18h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2018 17h12min

O orgulho esteve nos olhos dos presentes no auditório do Bloco A da UFFS – Campus Chapecó na tarde de sexta-feira (7). E não foi por menos: pré-adolescentes e adolescentes participantes da II Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), receberam medalhas e menções honrosas durante a cerimônia de premiação.

Organizada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, com a colaboração da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), a OMOC é realizada anualmente. São três níveis: 1) alunos matriculados no sexto ou sétimo ano do Ensino Fundamental; 2) alunos matriculados no oitavo e nono ano do Ensino Fundamental; 3) alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio. Nessa segunda edição, foram 46 medalhistas e outros 15 estudantes receberam menções honrosas.

Às escolas são disponibilizados materiais para estudo, mediante o compromisso de um professor assumir o auxílio aos alunos. Treinamentos na própria UFFS – Campus Chapecó são oferecidos aos estudantes.

Em 2018, todo material e os treinamentos foram selecionados e elaborados pelas bolsistas Djaina Riegers Larissa Mohr, com a supervisão de professores da UFFS. Conforme Djaina, para além da satisfação de ver muitos dos jovens que participaram dos treinamentos recebendo a premiação, a experiência foi bastante construtiva. “Essa foi uma das primeiras experiências em sala de aula. Precisamos planejar, contornar algumas intercorrências durante as aulas, avaliando o andamento, mudar a metodologia quando necessário. Serviu muito como prévia da profissão de professora”, avaliou ela.

Muitos pais também estiveram na premiação. Sorrisos, fotos e abraços foram constantes durante a cerimônia. A mãe de Murilo Conte dos Santos, Fernanda Conte, era só satisfação. Segundo ela, o filho, medalhista de prata, fez a inscrição por iniciativa própria e apenas comunicou, em casa, que faria a prova. “Demos o suporte, trouxemos ele e o esperamos até o fim da prova, mas ele é muito dedicado em tudo o que faz e só está colhendo os resultados de todo o empenho. E eu sou a mãe mais coruja!”, revelou. A cerimônia, segundo ela, foi muito importante no sentido do reconhecimento do esforço, além de ser um incentivo em casa. “O irmão dele já quer saber quando poderá fazer a prova também. E não é uma competição, é uma ajuda mútua: um já tem experiência e compartilha, o outro se motiva e o pai e a mãe vão junto”, ressaltou.

A estudante Geisi Cristina Horn, da Escola de Educação Básica Catharina Seger, de Palma Sola (que teve três participantes e dois medalhistas), recebeu uma medalha de ouro no nível 1. Ela, que tem o pai professor de Matemática, é também uma prova de que a família é parte essencial no incentivo aos estudos.
Gestores das escolas, mas principalmente os professores presentes estavam muito empolgados. A professora Jucieli de Cezari, da Escola Núcleo Deolindo Zílio, de Seara, disse estar muito feliz. “É um resultado de anos de trabalho e da dedicação deles. Eles estão fazendo por merecer. É recompensador”, comentou. A escola em que Jucieli trabalha e o Colégio Exponencial foram certificados como os destaques pelo maior número de alunos premiados.

O coordenador da II OMOC, professor Milton Kist, começou seu discurso falando do quanto foi bom ver o auditório repleto para o evento. Ressaltou informações a respeito da OMOC, que é um programa de extensão da UFFS – Campus Chapecó e é uma das pouco mais de 30 olimpíadas regionais no Brasil chanceladas pela SBM. “As Olimpíadas trazem problemas desafiadores para os alunos. Não é simplesmente aplicar o conceito: é preciso elaborar uma estratégia para resolver, o que exige outras habilidades. Assim, elas causam um movimento diferente na escola, o que mexe com professores e com estudantes”, destacou. Segundo o professor, foram cerca de 500 participantes de quatro municípios. “Eles vieram num sábado à tarde para o campus para fazer a prova. Houve uma energia muito boa, e isso alimenta os professores. Lembrando do dia da prova temos ainda mais gás para manter essas atividades”. Por fim, ele agradeceu os estudantes, professores e gestores das escolas, docentes e estudantes da UFFS – Campus Chapecó envolvidos na OMOC.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Elizandra de Re, lembrou que as olimpíadas são oportunidades ímpares aos estudantes, já que promovem, dentre outras coisas, o raciocínio e a criatividade. “É muito mais do que a premiação, é a revelação de novos talentos, é o envolvimento de toda a comunidade escolar. Agradecemos à UFFS pelo convite da participação da rede municipal na OMOC”. Por fim, ela ressaltou a importância do estímulo da família e pediu que os estudantes motivem os colegas a participar de outras edições.

A Diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, exaltou o papel de pais e mães e dos que desempenham os papéis materno e paterno de apoio e de confiança no potencial dos estudantes. Parabenizou professores, as escolas, os alunos, os graduandos e os docentes da UFFS. Retomou a ideia do professor Kist: “nós, professores, nos alimentamos do que ensinamos e do quê vocês aprendem. É uma energia positiva muito forte”. Para finalizar, ela falou sobre a universidade, que tem mostrado indicadores positivos em vários cursos, o que ela considera “uma resposta à sociedade de todo o investimento feito”. Convidou, por fim, que todos conheçam a Instituição.

Galeria de Imagens: