Livro, resultado de projeto de pesquisa, é lançado na UFFS – Campus Chapecó
Evento acontece na quarta-feira (6), a partir das 19h, no auditório do Bloco A

Publicado em: 04 de novembro de 2019 11h11min / Atualizado em: 04 de novembro de 2019 11h11min

O livro “Políticas públicas, descentralização e participação social: contribuições ao estudo da trajetória em Chapecó/SC", será lançado na quarta-feira (6), a partir das 19h, no auditório do Bloco A, dentro da programação da Semana Acadêmica de Ciências Sociais. O livro é organizado pelos professores Monica Hass, Alexandre Matiello e Edemar Rotta, da UFFS, além do professor aposentado Erni Seibel, da UFSC.

A obra é resultado de um projeto de pesquisa intitulado “Políticas públicas, municipalização e participação democrática: um estudo sobre o município de Chapecó-SC” (contemplado na Chamada Pública FAPESC Nº 07/2015 – Apoio aos Grupos de Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul).

Conforme a professora Monica, o objetivo da obra é refletir sobre o processo de municipalização das políticas públicas e sociais, a partir da Constituição Federal de 1988, com a finalidade de identificar as áreas prioritárias, os instrumentos criados e as formas de participação da sociedade civil, no sentido de contribuir para a qualificação dos canais democráticos implantados. A agenda nacional de políticas públicas ganhou novo impulso, a partir de 2002, tendo como alvo um amplo espectro de setores, tais como: política social, urbana (habitação e saneamento), segurança, saúde e educação.