Junho é dedicado ao cuidado com a saúde sexual na UFFS – Campus Chapecó
Duas ações serão realizadas pelo Projeto “Promoção à saúde do estudante universitário”

Publicado em: 07 de junho de 2019 11h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2019 11h06min

A saúde sexual dos estudantes da UFFS – Campus Chapecó é o foco do mês de junho no Projeto “Promoção à saúde do estudante universitário”. Duas ações serão promovidas: na quarta-feira (12), os estudantes poderão fazer testes rápidos para HIV/Aids, Hepatites B e C e Sífilis; e, no dia 17, haverá uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ambas as atividades serão feitas com a Secretaria de Saúde de Chapecó, que trará profissionais até a UFFS – Campus Chapecó para a devolutiva dos exames e para o bate-papo do dia 17. A conversa será com a professora de Enfermagem Crhis Netto de Brum e a enfermeira Vanise Putzel, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado. Haverá certificação de horas as participantes.

A coordenadora do projeto, psicóloga do Setor de Assuntos Estudantis, Amanda T. C. da Silva, frisou ser muito importante e relevante a parceria com a Secretaria de Saúde no projeto. Haverá suporte do curso de Enfermagem nas coletas de material para os exames.

As atividades, segundo Amanda, visam reforçar a ideia de que saber sua condição de saúde é essencial. “A maioria das doenças tem tratamento e, mesmo que não haja perspectiva de cura, a pessoa pode seguir com qualidade de vida. Não fazer o teste e ficar na dúvida se tem ou não uma doença é um sofrimento sem necessidade. Em outra frente, saber que há tratamento para a maioria das doenças não quer dizer que as pessoas possam se descuidar. É por isso que teremos, também, uma palestra”, destacou a psicóloga.

O resultado dos exames será entregue na sala de atendimento do SAE, que possui isolamento. Assim, apenas o usuário e o profissional terão acesso ao resultado, garantindo o sigilo.