Jornal Entre Letras inicia 2021 com novidades
Grupo trabalha pela institucionalização do jornal como projeto de extensão e na repaginação da diagramação

Publicado em: 11 de janeiro de 2021 12h01min / Atualizado em: 13 de janeiro de 2021 09h01min

Um estímulo à leitura e à escrita. É principalmente com esse objetivo que nasceu e vem crescendo o Entre Letras, jornal do curso de Letras – Português e Espanhol, da UFFS – Campus Chapecó. Em fevereiro será publicada a sexta edição e o grupo está encaminhando a institucionalização do jornal como projeto de extensão.

Iniciado em agosto de 2020, a partir de conversas e desejos de alguns estudantes, o jornal acabou se concretizando a partir da organização estudantil, no Centro Acadêmico Antonieta de Barros. Atualmente, dez estudantes estão envolvidos com a produção do Entre Letras (veja a lista abaixo).

A publicação foi mensal até a quinta edição, mas vai passar a sair uma vez a cada dois meses. O trabalho, segundo a editora-chefe, Beatriz Simone Cavalheiro, é intenso. Basicamente, as tarefas são as seguintes: primeiro, há a divulgação para o envio dos trabalhos. Depois, a produção de cada uma das colunas e a revisão de todo o material. Também há a diagramação, as publicações em blog e redes sociais e a divulgação de que o jornal está no ar.

Os artigos são de várias áreas do conhecimento. Isso porque, segundo a estudante Mairine Gerlach de Oliveira, uma das componentes do grupo responsável pelo jornal, o projeto, desde o início, pretende divulgar textos feitos no meio acadêmico e oferecer acesso ao que outros escrevem.

Atualmente o Entre Letras tem as seguintes colunas: Entrevista, Resistência, Letras, Ensino,  Espanhol, Livre, Literatura, Sessões artísticas, Divulgação e Informativos.

Em 2021, novidades chegarão no Entre Letras: com a orientação do professor Valdir Prigol para a escrita do projeto, o jornal será institucionalizado. De cordo com Beatriz, o Entre Letras incorporará ainda mais características de suplemento literário. A diagramação também será repaginada por uma egressa do curso.

Para Mairine, a experiência vem sendo de muito crescimento pessoal e acadêmico. “Topei na hora participar. A gente atua em parceria, consegue expor ideias. O alcance é grande, e estamos apresentando uma diversidade de conhecimentos. O aprendizado é muito grande. Me orgulho muito do projeto. Incentivar a leitura é muito gratificante”, ressalta.

Beatriz reitera tudo o que Mairine diz e acrescenta que quem faz o jornal também aprende muito com o que outras pessoas produzem dentro e fora da Universidade. Também aponta que é muito bom dar espaço a novos autores e autores regionais. “Ainda tem a questão de aprender a atuar em equipe, numa ação conjunta para a publicação”, frisa ela.

Quem deseja publicar no Entre Letras pode entrar em contato com a equipe por e-mail (entreletrasuffs@gmail.com), no Instagram (@entre.letrasuffs) ou no Facebook (Entre Letras-UFFS).

Quem faz o Entre Letras

Beatriz Simone Cavalheiro – editora-chefe/diagramação